Os cães preferem brinquedos novos

Assim como as crianças, os cães gostam mais de brinquedos novos. Pelo menos é o que alguns estudos científicos têm demonstrado: da mesma forma que as crianças, nossos amigos peludos se cansam rapidamente de passatempos e precisam ser estimulados com frequência para manterem-se entretidos.

A efemeridade do novo também vale para os objetos dos animais de estimação

juguetes caseros (2)

Tudo pode ser resumido em uma tendência chamada neofilia, que, de acordo com o dicionário, significa “atração pelo que é novo ou exótico”. Seguindo esse raciocínio, não é estranho observar que esse tipo de comportamento seja uma das formas que os cães têm de se adaptarem às pessoas.

Até aí, tudo bem. Mas o que fazer com a pilha de brinquedos que animal de estimação esqueceu em um canto e não presta mais atenção?

Não se desespere! Vamos contar para você como fazer com que seu amigo de quatro patas recupere o interesse pelos velhos brinquedos. E o que é melhor: que os veja como se fossem novos.

É certo que os cães gostam dos brinquedos novos e que rapidamente se cansam dos antigos. Vamos te ensinar como fazer o seu cãozinho voltar a vê-los como uma novidade.

A pesquisa: cães gostam mais dos brinquedos novos

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Gissen, na Alemanha, e da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, concluiu que a maioria dos cães prefere os brinquedos novos.

Para isso, deram a 17 cachorros dois de seus objetos favoritos para que brincassem junto de seus donos. Em seguida, eles adicionaram um terceiro brinquedo em cena. Foi então que quase todos os animais preferiram a nova opção oferecida a eles.

Para se certificar do interesse dos cães era a novidade e não o tipo de brinquedo, os cientistas repetiram o experimento com diferentes tipos de objetos. E o resultado foi que, em 38 dos 50 casos estudados, os peludos optaram pelo que era novo.

Um outro estudo sobre o tema

Mas como tudo o que é novo deixa de ser, nossos amigos peludos não demoraram para perder o interesse pelos novos brinquedos quando eles deixaram de ser novidade.

É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Bristol e do Centro de Nutrição Animal WALTHAM, que provaram que os cães possuem uma neofilia intensa, porém passageira.

Como não é agradável gastar dinheiro em coisas que logo deixarão de fisgar o interesse de seu bichinho ou investir tempo, dedicação e carinho para que ele brinque com brinquedos que logo serão deixados de lado, existem certos truques que os velhos objetos pareçam novos e que seu cão retome o interesse por eles.

Truques para contornar a neofilia de seu cão

A seguir, ensinamos algumas das principais estratégias que você pode colocar em prática para que seu cachorro se interesse novamente pelos antigos brinquedos. Tente algumas destas opções:

  • Não deixe todos os objetos ao alcance dele. Dê apenas alguns e vá mudando ao longo do dia, de modo a renovar o interesse dele pelos antigos.
  • Pegue algum brinquedo antigo e chame seu amigo de quatro patas para brincar. Você verá como ele ficará interessado novamente.
  • Insira um novo cheiro no elemento em questão para chamar a atenção de seu animal de estimação. Você pode, por exemplo, esfregar o item na grama ou na terra.

Para a novidade, os clássicos: não se esqueça de brincar com o seu cão

perros juguete

É muito importante que você não compre ou crie brinquedos indiscriminadamente. Tente perceber quais os tipos de objetos são mais atraentes para manter o interesse do seu animal por mais tempo.

Assim como as pessoas, os cães possuem gostos diferentes. Depois de descobrir do que ele gosta, os brinquedos que você escolher chamarão a atenção do seu pet por mais tempo. E, em todos os casos, os brinquedos não devem conter materiais tóxicos para o seu bichinho de estimação.

E acima de tudo, para além do brinquedo escolhido, o que o seu cachorro mais deseja é que você brinque com ele. Não se esqueça que ele nunca irá se cansar de você!