Os cães sabem escutar como ninguém

Os cães sabem escutar

Você já teve algum amigo que gostaria que calasse a boca enquanto você tentasse lhe dizer algo importante? Certamente sim, na verdade, eu acho que todos nós temos um amigo assim. Ou talvez muitos de nós sejamos um desses. Todos nós gostamos que nos escutem, é algo que precisamos, mas é difícil encontrar alguém para realmente nos escutar e não apenas nos ouvir. No entanto, os cães sabem ouvir como ninguém. Você vai ver como eles fazem isso.

Qual é a diferença entre ouvir e escutar?

Cachorro

Ouvir é algo um pouco menos profundo do que escutar. O escutar envolve obediência, quando necessário, ou também envolve agir e sentir emoções profundas da pessoa que estamos escutamos.

Por exemplo, podemos estar lendo enquanto nosso parceiro ou alguém de nossa família nos diz alguma coisa, até que nos perguntam sobre a nossa opinião. Então, percebemos que tínhamos apenas ouvido o som da voz, mas não tínhamos realmente escutado, pois não fazemos ideia do que estavam nos perguntando.

Para se escutar, deve-se prestar atenção, e mais importante: você tem que ter bons sentimentos. E o que acontece com nossos cães? Eles podem nos escutar? Sim, afirmamos porque sabemos.

Os cães sabem escutar, mas como o fazem?

Com certeza houveram muitas ocasiões nas quais seu animal de estimação te colocou um sorriso no rosto quando você mais precisava. Já falamos muitas vezes da grande capacidade que os nossos amigos peludos têm de demonstrar empatia, mas hoje vamos fazer-lhe ver que os cães também sabem escutar.

Lembro de uma ocasião que me ocorreu algo relacionado com o amor. Cheguei em casa e meu cachorro, obviamente alheio à situação, veio como um louco dando pulos para me receber. Eu não queria deixá-lo mal dizendo para me deixar só, então eu o cumprimentei como se nada tivesse acontecido.

Mas ele não parava de me seguir, sem se afastar de mim e exigindo mais atenção. Agarrei-o enquanto chorava e eu comecei a dizer tudo o que tinha acontecido comigo. De repente, houve um momento em que ele me disse: “Você está louca, está falando com um cachorro”.

Neste momento olhei para ele, e ele estava aí me observando, me escutando com sua cabeça inclinada e prestando mais atenção em mim do que qualquer amigo poderia prestar. Mas não foi só isso que me fez entender que os cães sabem escutar.

Eu descobri que os cães podem escutar quando vi a atitude do meu companheiro peludo depois disso tudo. Ele começou a pular dando voltas, pegou sua bola para que eu jogasse com ele, e me “pediu” para levá-lo para passear. Eu não tinha vontade de fazer nada disso, mas tive que assumir minha responsabilidade como “mãe” dele.

O escutar envolve querer fazer algo para ajudar quando é necessário, e foi exatamente isso que o meu cachorro fez. Ele me “obrigou” a fazer coisas que eu não queria naquele momento, mas que na realidade era exatamente o que eu precisava. Brincar com ele e sair para respirar um pouco de ar fresco fez com que minha mente se esquecesse do assunto por alguns minutos. Então, eu aprendi a grande verdade: os cães sabem escutar como ninguém.

Seu cão sempre lhe escutará porque os cães sabem escutar

Mulher e cachorro

Não importa se você já discutiu com ele por uma de suas travessuras ou se ele ficou com raiva de você por não ter dado uma guloseima. Se você precisar de alguém para desabafar, ele estará aí, pronto para fazer você rir quando precisar dele.

Ele nunca vai te trair ou te decepcionar. Sabemos que para os céticos que não são amantes dos animais, isso pode parecer uma bobagem, mas, quem já não desejou um amigo que esteja disponível as 24 horas do dia, que não conte seus segredos para outras pessoas, que te dá a mão ou faz você rir quando você precisa? Todo mundo!

Pois ninguém neste mundo vai fazer isso melhor do que o seu cão. Sim, os cães sabem escutar e o fazem como um sinal de sua lealdade e recompensa ao amor que você lhe dá. Então, ame-o e cuide bastante dele, porque ele merece toda a atenção que você pode oferecer.