Os cães são inteligentes, mais do que pensamos

Os cães são inteligentes

Que os cães são inteligentes é algo que todos sabemos. De fato, eles têm sido utilizados para trabalhos especiais como policiais, guias, como participantes em terapias e como assistentes de pessoas idosas. É óbvio que não são movidos somente pelo instinto, mas também possuem a capacidade de serem treinados para distintas coisas e possuem a inteligência de cumprir com estes ofícios.

Cada vez que se fazem novos estudos com os cães para conhecer suas capacidades e habilidade, os estudiosos se surpreendem mais e mais. Vejamos as conquistas destes estudos, até que ponto temos chegado a conhecer nossos amigos cães.

Fatos que demonstram uma verdade: os cães são inteligentes

cão e criança

Estamos seguros de que com a seguinte lista você vai aprender muitas coisas que não sabia e que vão surpreender.

Entendem o vocabulário como uma criança

Ainda que não possam falar e tampouco têm nosso idioma, são capazes de reconhecer palavras. Os cães têm uma brincadeira preferida para que saibam reconhecer que você está falando de tal coisa. Isso foi descobriu com um experimento que nos ensinou algo mais que demonstra que os cães são inteligentes.

Foi ensinado a vários cães a reconhecer a palavra “pelúcia”. Eles sabiam que se falava de uma pelúcia, sabiam trazer a pelúcia e sabiam ir buscar uma pelúcia.

Depois foram ensinadas as palavras boneco e bolinha. Enganaram os cães fazendo com que acreditassem que haviam se escondido as três coisas, mas não esconderam a pelúcia. Foi pedido que buscassem a pelúcia. Ainda que muitos cães tivessem encontrado a bolinha antes do boneco, todos levaram o boneco porque sua mente associa que um boneco é mais parecido a uma pelúcia do que a uma bolinha. O que você pensa disso?

Nos imitam para seu benefício

Mas não o fazem como um macaco, que simplesmente nos imita por instinto ou diversão. Um cachorro o faz para seu benefício. Por exemplo, se não sabe como abrir uma porta e nos vê empurrando para abri-la, ele imitará nosso comportamento para conseguir abrir a porta. Os cães são inteligentes, não?

Sua incrível memória

Sua memória é espetacular, podendo armazenar milhões de cheiros e imagens e consegue recordar tudo, ainda que tenham passado muitos anos.

Adaptam-se a nós

Os cães são capazes de se adaptarem às necessidades de seus donos.

Por isso, vamos ver cães brincalhões que vivem com idosos e se tornaram mais tranquilos. Ou por exemplo, os guias que se transformam em cães calmos e que, como sabem que seus donos não podem ver, se comunicam com eles por lambidas. Não é incrível?

Sabem quem cuida deles

Ainda que na família tenha muitos membros, um cão é capaz de saber quem lhe dá de comer ou beber e quando quer algo deste tipo, vai e busca a pessoa que sempre o faz.

Têm consciência de si mesmos

Cão

Os cães têm consciência do que fazem e sabem identificar seus próprios fluídos. Em um destes experimentos para saber se os cães são inteligentes, se fez uma prova disso.

Nesta prova foram colocados vários cães em um quarto com diferentes urinas. Nenhum urinou sobre sua própria urina para marcar território, mas sim sobre a de outro.

Mostram empatia

Nossos cães nos mostram empatia. Sabem quando estamos tristes ou enfadados e sempre vêm rapidamente a nos procurar e tentar nos dar mimos ou nos fazer dar risada. Isto é muito mais do que algumas pessoas fazem.

Os cães são inteligentes, nem sempre por instinto

Sem dúvida, não se pode negar que os cães são inteligentes e que nem todos seus movimentos ou ações estão movidas por instinto. Estes são experimentos para mostrar coisas que os cães são capazes de fazer quase por instinto, mas de maneira inteligente. No entanto, você pode ensinar seu cão a fazer muitas coisas que ele vai aprender de forma fácil.