Os cães são como os humanos os educam

A educação dos cães

Em muitas ocasiões escutamos frases sobre os cães do tipo: “esta raça é muito agressiva“, “esta raça de cães é muito dorminhoca”, “aquela outra raça é muito antissocial” e um vasto etc. O certo é que os cães são como os humanos os educam.

Bom, embora seja verdade que há características nos cães que em geral provêm de sua raça e de seus genes, também é certo que muitas outras delas são formadas por seus donos.

Por isso, temos que saber o que devemos ensinar a um cão e o que não devemos, quais são os enganos que cometemos e como corrigi-los. Seu cão será ou se transformará no que você o fizer. Portanto, tenha em mente tudo o que vamos lhe contar neste artigo.

3 erros mais comuns ao educar os cães

Cão assustado

Autor: Mariano García-Gaspar

Castigo em vez de reforço

“O castigo é desagradável e desnecessário quando se quer educar um cão”

-Etóloga Karen Pryor-

Assim é, em vez de castigar ao animal, o que pode até mesmo se transformar em maus-tratos e despertar o lado agressivo do cão, os psicólogos caninos recomendam o reforço positivo. Como se faz isto?

Bom, em vez de estar atento a cada coisa que o animal faz de errado, esteja atento ao que ela faz corretamente, para premiá-lo. Os cães respondem com boas atitudes quando sabem que estas serão premiadas e irão, pouco a pouco, deixando de lado as que não são tão boas.

Interromper um comportamento indesejado imediatamente

É certo que utilizamos mais de uma vez a palavra “PARE” com os cães. Pois bem, este é um dos maiores enganos que se pode cometer. Os cães, como os humanos, necessitam de um tempo de adaptação para aplicar o que aprendem. Tentar parar ou frear de imediato um comportamento somente fará com que o nosso cão se estresse.

O estresse poderá deixá-lo triste, a não querer comer, a não dormir e, inclusive, a se tornar agressivo e antissocial. De verdade: você quer um cão assim? Estamos seguros de que não. Assim, esqueça as ordens estritas e arme-se de amor, de carinho e de paciência para educar o seu cão.

Usar a força

Não, não e não. Nem sequer o assuste batendo um jornal em algum lugar. Isso é cruel e fará com que os cães sofram, além do mais eles crescerão com medo, o que poderá torná-los antissociais e agressivos, por procurarem uma forma de se defenderem.

Como educar os cães. 5 passos

Separe um tempo para ensiná-los

Dedique ao menos 15 ou 20 minutos diários ao treinamento de seu cão ou de seus cães. Não os sobrecarregue com mais de uma coisa. Vá por partes; primeiro ensine uma pequena coisa e depois outra.

Prepare-se mentalmente para seu treinamento

Se você for ensiná-lo contente e com uma boa atitude, tendo pensado de antemão em como fazer com que o animal se divirta, ele reagirá da melhor maneira. O contrário, se você o repreender a cada vez que ele fizer algo errado, o cão ou os cães relacionarão as sessões de treinamento com sua decepção e não estarão predispostos da próxima vez.

Dê ao cão recompensas imediatas

Os cães não entendem as consequências a longo prazo de seus atos. Portanto, se o seu cão não fizer nada que deva ser premiado e você o recompensar, ele não relacionará o prêmio com nenhuma atitude e você não lhe ensinará nada.

Seja coerente

Seja coerente com o que ensina a seu cão ou cães. E, principalmente, faça com que o resto da família colabore. Por exemplo, se você tiver dedicado tempo para ensiná-lo que não deve subir no sofá, deixe isso claro para toda a família, para que eles também não permitam que o cão suba no sofá.

Ignore seus latidosCachorro latindo

Se o seu cão latir e latir sem nenhum motivo ou com o único motivo de chamar sua atenção, ignore-o. Quando ele se acalmar e parar de latir, lhe dê um prêmio. Se você tentar calá-lo lhe lançando uma bola ou um brinquedo só lhe ensinará que latindo ele conseguirá o que quer.

Faça com que o seu cão seja obediente, carinhoso, sociável e educado, não só com você e com os membros de sua família, mas também para com as demais pessoas e outros cães. Isso não depende de sua raça, tamanho ou cor, mas sim da educação e do amor, carinho e educação que você lhe dá.

Seu cão será como você quer que ele seja. Apenas pense bem antes de educá-lo: Que tipo de cão ou de cães você quer ter?

 

Créditos da imegem: García Jaubert.