Os cães sentem 5 vezes mais amor por seus donos que os gatos

Cão ou gato? Esta é uma questão que muitos se fazem na hora de escolher um animal de estimação. Outros já têm muito claro o que querem e optam por cães ou, por gatos, sem terem muitas dúvidas. O objetivo deste artigo não é menosprezar nem elevar a nenhuma das duas partes, apenas queremos revelar um dado curioso que foi comprovado, pois os cães sentem mais amor.

Este dado se apoia no amor que nossos animais de estimação nos dão. Estudos científicos demonstraram que o amor que nos dão os cães é muito maior que o que nos dão os gatos. Contaremos a seguir mais sobre como esse estudo foi feito.

Estudos realizados sobre o amor de cães e gatos

cão-gato-com-idoso

Embora, quase sempre, até mesmo os amantes dos gatos reconheçam, o cão é considerado mais carinhoso. Isto pode ser porque ambas as personalidades destes animais de estimação são muito diferentes. Não importa os estudos que se façam, os que amam os gatos continuarão amando, e eles nos dão um amor excepcional e sem condições.

Mas, em “Meus Animais”, queremos que você esteja a par de tudo o que acontece no mundo e que tenha relação com os nossos animais de estimação, assim aí vai:

Um grupo de pesquisadores decidiu medir o amor de nossos animais de estimação através da saliva. Analisaram a saliva de vários cães e gatos antes de brincarem com os seus donos, e depois de brincarem, os pesquisadores voltaram a medir a saliva dos animais.

O que queriam conseguir era medir os níveis de oxitocina, também chamado de “hormônio do amor”. Este hormônio é o que é segregado em grandes quantidades em situações de excitação, como os orgasmos, ou em condições emocionais intensas como quando uma mãe amamenta ao seu bebê.

Os resultados do teste do amor: Os cães sentem mais amor

Qual foi o resultado final? A oxitocina dos cães depois de brincarem com os seus donos aumentou 57,2%, enquanto que nos gatos, ela aumentou em 12%. Inclusive, houve o caso excepcional de um cão no qual a oxitocina, ou hormônio do amor, se elevou em 500%.

Como dissemos, estes são apenas dados, e na verdade não sabemos se a personalidade de um ou outro animal de estimação influenciou a pesquisa. Possivelmente a excitação que os cães sentem com maior facilidade tenha algo a ver com a personalidade. É sabido por todos que os gatos são muito mais tranquilos e possivelmente por isso mesmo seu hormônio do amor não se eleva tão rápido.

Então, cão ou gato?

cão-gato-sofá

Em “Meus Animais” amamos a todos os animais. Acreditamos que cada um deles têm um dom e que podem contribuir com coisas diferentes em nossas vidas. Não podemos te dizer para que escolha um gato ou para que escolha um cão, mas podemos sim te dar alguns conselhos para que a escolha o que melhor se adapte a suas circunstâncias.

  • Cão. Um cão necessita de tempo e que você tenha vontade de levá-lo para passear 3 vezes ao dia, que o banhe e que corte os pelos deles mensalmente. Ele pedira sua atenção com frequência enquanto você estiver por perto e é possível que você possa até mesmo vir a se aborrecer, dependendo de seu estado de humor. Você deverá estar disposto a ter a alguém que irá sair correndo como um louco para te encontrar e que te receberá dando pulos como se fizesse um ano que não te vê. Se você tem tempo e está disposto a tudo isso, o cão é o seu animal.

Eles lhe darão um amor incondicional, você já sabe que eles segregam 57,2% de oxitocina a mais que os gatos, segundo os estudos.

  • Gato. São muito independentes, possivelmente a um simples olhar de alguém que não conviva com eles, eles podem parecem menos carinhosos, mas um gato também te dará um amor incondicional e sem limites. Não requerem tanta atenção, apenas uma caixa de areia que deverá ser limpa diariamente. Não tem que levá-los para passear e diferente dos cães, os gatos podem ficar em casa sozinhos, inclusive dias inteiros se tiverem alimento e água suficiente.

Um gato é uma opção excepcional se você gosta de tranquilidade em casa, por exemplo se trabalha em casa e necessita relaxar e se concentrar, ou simplesmente porque sua personalidade requer.

Você já sabe que os cães sentem mais amor segundo este estudo. Mas, estas são apenas algumas sugestões, cada um tem que tomar a própria decisão.

Mas para o “Meus Animais”, não importa o que digam estes estudos, amamos ambas as espécies: cães e gatos. Vemos esse estudo apenas como dados curiosos e que queríamos compartilhar. Cuide e aproveite a companhia de seu animal de estimação! Conte para nós, o que você prefere, cão ou gato?