Por que os cães shar-pei têm tantas rugas?

shar-pei

São poucas as pessoas que não gostam desta raça tão peculiar: shar-pei. É que a cara de pelúcia e as rugas desses cães o fazem ter uma aparência especial que enlouquece aqueles conhecem a raça. Hoje vamos falar do porquê de suas rugas. O que fez com que esta raça fosse tão rugosa?

Saber a razão das rugas desta raça é mais do que curiosidade, pois pode nos ajudar a melhorar a higiene de sua pele e, em consequência, sua saúde. Mas antes, conheçamos um pouco mais destes adoráveis animais.

Mais sobre o shar-pei

shar-pei

O shar-pei teve sua origem na China e parece que a raça existe desde de 206 A.C. Ele foi utilizado como cão de guarda das tumbas e, mais tarde, como cão de briga e finalmente depois como animal de estimação.

Na década de 60 o regime comunista que governava a China era contra os animais de companhia afirmando que eles traziam um gasto com comida e de dinheiro desnecessários, por isso esta linda raça chegou a ponto de desaparecer. Ainda bem que não conseguiram exterminá-la! Eles teriam nos privado de desfrutar de uma beleza sem igual.

A personalidade

A personalidade desses cães é muito tranquila, serena e amigável. Não são cães que latem muito, por isso se você mora em um edifício com vizinhos sensíveis, um shar-pei não te criará problemas.

É um cão muito independente e, também, um cão de um só dono. Sendo assim os membros da família não podem esperar que ele ame a todos igualmente. Ele é chamado de gato canino, pois sua personalidade é mais parecida com a de um gato do que com a de um cão.

Até em sua maneira de brincar ele parece um felino, pois sua forma de apanhar as coisas é através de patadas, será que ele acha que é um tigre?

Seu caráter independente faz com que seja indiferente a estranhos e também é um pouco teimoso na hora de obedecer e acatar ordens. É por isso que desde filhote ele deverá ser ensinado a se socializar e terá que receber um treinamento especial, sem lugar ao castigo físico.

A causa das rugas do shar-pei

Segundo a Universidade Autônoma de Barcelona, o motivo das rugas do cão shar-pei é uma enfermidade hereditária chamada mucinose, a qual gera uma acumulação excessiva de ácido hialurônico que é o que cria as belas formações da pele desta raça.

O ácido hialurônico se encarrega de preencher os espaços entre as células de um tecido. A criação de uma quantidade excessiva da enzima do ácido hialurônico faz com que a pele do shar-pei engrosse e crie essas lindas rugas que a fazem uma raça adorável.

Mas as rugas dos shar-pei não são apenas originalidade e beleza, mas também, infelizmente, lhe causam problemas.

Problemas causados pelas rugas do shar-pei

shar-pei

Não devemos nos esquecer que estas rugas são fruto de uma enfermidade que, embora não conduzirá o animal a morte, pode fazer com que surjam uma série de complicações para as quais devemos estar preparados.

A mucinose pode fazer que o shar-pei tenha estes problemas:

  • Febre
  • Infecções
  • Alergia

O shar-pei não necessita de muitos cuidados especiais. Porém, quando você lhe der banho, é necessário se centrar muito bem nas dobras de sua pele para que a sujeira não se acumule e provoque infecções.

As alergias deverão ser reconhecidas e tratadas de maneira eficaz para que o animal não sofra. Portanto, você terá que identificar o que causa a alergia e também tentar separar o cão ao máximo daquilo que causa tal alergia. O shar-pei está propenso a sofrer destas afecções, por isso é primordial examiná-lo constantemente.

Se você está pensando em adotar um cão shar-pei, não pense mais e adote! É um cão lindo e carinhoso que te demonstrará que é um amigo fiel em todos os momentos.