O que os nossos cães sonham?

O que os cães sonham?

Que os cães sonham parece ser um fato que já não tem mais discussão. A pergunta que ainda não tem resposta é o que os nossos cães sonham quando emitem diferentes sons e fazem diversos movimentos enquanto dormem.

Os cães têm sonhos bons e ruins

Como não estamos dentro das cabecinhas de nossos peludos, ainda não se pode determinar com certeza o que sonham os cães.

Mas, através de encefalogramas, demonstrou-se que, pela atividade cerebral dos cães, há momentos em que eles estão, sim, sonhando.

As fases do sono do cão são similares às humanas. Na etapa mais profunda (REM) é quando os cães sonham e, como nós, eles também podem ter pesadelos.

E, já pode ser determinado que os cães de tamanho pequeno e os filhotes são os que mais têm sonhos, ainda não foram determinaram as causas destas diferenças quanto ao tamanho e a idade dos cães com relação ao ato de sonhar.

Em que etapa do sono os cães sonham?

Cachorro dormindo

Autor: LRN =)

Da mesma forma que acontece com os humanos, quando um cão dorme, aumenta sua atividade cerebral. Esta atividade aumenta ainda mais quando o cão ingressa na fase REM do sono (siglas em inglês para movimentos rápidos dos olhos).

Nesta fase, o animal respira de forma mais irregular e apresenta movimentos oculares rápidos que indicam que ele está sonhando. Ao observar o encefalograma de um cão durante o período de sono REM, o aumento do número de ondas cerebrais por minuto é notável.

Durante a noite, o animal entra e sai desta fase várias vezes já que, da mesma forma que acontece com os humanos, as etapas rápidas e lentas de sono se alternam diversas vezes.

No entanto, diferente dos humanos, a fase REM nos cães só dura 10% do ciclo total do sono. Nas pessoas esta fase costuma se estender por até 25%.

Sinais que indicam que os cães estão sonhando

Sonhar é a forma que os mamíferos têm para fixar as experiências cotidianas na memória.

Mas, como podemos identificar o momento em que os cães sonham?

Se você prestar atenção, observará que o animal se agita e realiza diferentes movimentos involuntários. Por exemplo:

  • Se retorce;
  • Move as patas;.
  • Mexe sua cauda;
  • Lambe os lábios;
  • Levanta suas orelhas.

Também emite diversos sons. Entre eles:

  • Bufos;
  • Gemidos;
  • Rosnados;
  • Choramingos;
  • Latidos.

Mas o que os nossos cães sonham?

Já que os cães compartilham boa parte de nossos padrões genéticos e de sono, podemos supor o que os cães sonham. Por exemplo:

  • Que perseguem ou que estão sendo perseguidos;
  • Que estão brincando;
  • Que comem uma deliciosa comida;
  • Que caçam alguma presa.

Mas, como já mencionamos, não estamos dentro da cabecinha do animal para saber exatamente como é a estrutura de seus sonhos. E, talvez, também devamos deixar um momento de lado essa ânsia humana de querer controlar tudo e permitir que os nossos cães sonhem tranquilamente.

Sonhar é a forma que os cães têm de fixar as experiências de cada dia em sua memória.

O que fazer quando o nosso cão tem um pesadelo

Cachorro dormindo

Se, pelas atitudes de seu cão dormido, você achar que ele está tendo um pesadelo, não tente acordá-lo.

A princípio, é muito difícil acordar um animal durante estes períodos profundos de sono. Mas, se você conseguir, corre o risco de ser mordido, já que o animal se mostrará confuso e assustado pela situação que estava experimentando em seu pesadelo.

Se os pesadelos de seu amigo peludo forem muito frequentes, tente descobrir o que os motiva, analisando o que ocorre durante o dia. E não deixe de consultar um veterinário caso os pesadelos persistam.

Qualidade de sono e de sonhos para o seu cão

Da mesma forma que nós, os cães precisam dormir sem interrupções para desfrutarem de uma boa qualidade de vida. O bom descanso de seu amigo de quatro patas depende, em grande parte, de sua saúde física e mental.

Então, é fundamental que, além de lhe garantir passeios e exercícios, você estimule o cérebro de seu amigo peludo com brinquedos interativos ou com jogos de inteligência. Leve em conta que, quanto mais atividades o animal realizar durante o dia, maior será sua qualidade de sono.

Ainda continuaremos nos perguntando o que os nossos cães sonham, mas façamos todo o possível para que eles tenham belos sonhos e que fiquem longe dos pesadelos.

Créditos da imagem: Rafel Olho.