Os cães também abanam o rabo quando estão tristes

Temos o hábito de interpretar o movimento do rabo dos cães como um sinal de felicidade, de alegria e de que estão felizes. No entanto, foi descoberto que isso pode ser um sinal de tristeza. A diferença entre a tristeza e a alegria pode estar no lado para onde o rabo do seu cachorro se movimenta. Dessa forma, se ele balançar o rabo para a direita, ele está expressando uma emoção positiva e para a esquerda, uma emoção negativa.

Durante a realização dos estudos, os resultados revelaram que os cachorros sofriam uma aceleração no seu ritmo cardíaco e havia um aumento da sua ansiedade ao ver outro cachorro com o rabo um pouco inclinado para a esquerda, e a explicação se deve às sensações negativa, tais como se sentir em perigo ou ameaçado.

Contudo, quando o cachorro do vídeo inclinava seu rabo para a direita, o seu companheiro permanecia totalmente relaxado. Por isso, se atribui ao movimento uma espécie de comunicação não intencional, causada pelo funcionamento assimétrico do cérebro do cão. Assim, o rabo se inclinara para o lado do hemisfério cerebral ativo nesse momento.

Para nós humanos, nem sempre é fácil detectar os movimentos do rabo, já entre os cachorros é muito simples.

Movimentos do rabo do cachorro

cao-que-gosta-de-comer-pedras

Quase todos os movimentos do rabo do nosso animal de estimação querem dizer alguma coisa, seja dirigido a nós ou a outros cachorros com os quais ele cruze ou conviva. Por isso que é importante cuidar bem do rabo, para o animal poder se sociabilizar e não ter problemas de comportamento com outros de sua espécie. Como observamos, se trata da coisa mais parecida à expressão facial humana que o cão possa ter.

Porém tem mais: os movimentos do rabo fazem com que ele exale o odor dos seus feromônios que nossos animais produzem nas glândulas anais, outra das principais vias de comunicação canina.

Os movimentos do rabo querem dizer o quê?

  • O movimento em círculos. Dessa forma, o cachorro indica empatia, vontade de fazer bagunça e de brincar.
  • Movimentos rápidos com o rabo de um lado para o outro. Indicam agitação, felicidade e alegria, mas também impaciência e nervosismo. De fato, e diferentemente do que se pensa, nesses casos o cachorro se debate devido ao desejo e ao medo. Desejo de fazer algo, e medo do que pode acontecer se ele fizer isso. Por exemplo, se o pusermos diante de um prato de comida, e o animal ver que o seu dono se aproxima da tigela onde ele come, ao invés de deixar o rabo relaxado, ele começará a balançá-lo de forma agitada. Isso demonstra a felicidade que provoca a ingestão da comida, mas também o receio de que o ser humano possa tirar a comida dele.
  • Movimentos curtos e rápidos. Quando ele faz isso e está com as orelhas dobradas para trás mostrando os dentes… o animal está se preparando para atacar.
  • A ponta do rabo levantada para cima. Dessa forma, o cachorro está mostrando sua autoridade. É caso do cão dominante, e será difícil fazê-lo mudar de ideia.
  • Com a ponta do rabo levantada, mas um pouco curvada, nosso animal de estimação está demonstrando a sua confiança e seu autocontrole.

movimentos-de-cauda-do-cao-chihuahua

  • Se ele estiver com o rabo estendido de forma horizontal, geralmente isso indica que existe alguma coisa que está atraindo o interesse dele, que há algo que chamo a sua atenção em especial.
  • Com o rabo estendido de forma horizontal e tensa, além de estar com o pelo eriçado, isso mostra que o cachorro está com alguma expectativa e muito nervoso por um provável enfrentamento. Nesses casos, o melhor é nos afastarmos dele.
  • Com o rabo abaixado, mas afastado das suas patas traseiras, é um sinal de que o animal está calmo, relaxado, e que tudo está bem em seu mundo.
  • Se ele está com o rabo abaixado, mas perto de suas patas traseiras e inicia movimentos rápidos laterais, a segurança anterior foi perdida, e o cachorro está demostrando a sua insegurança. Ele não está tranquilo e não gosta do que está diante dele e ao seu redor; ele está desconfiado.
  • Se o rabo está entre as patas, a sensação costuma ser de medo, de estar assustado, com temor. Poder indicar isso, ou também pode indicar submissão diante do membro dominante da matilha. Esse movimento é muito importante e é uma das piores perdas caso o rabo do cachorro for cortado, porque quando permanece entre as suas pernas serve como contenção de feromônios, impedindo que se separem e, portanto, “mantendo a intimidade” do animal.