Os cães tornam sua vida completa

Os cães em nossa vida

“Os cães não são toda a nossa vida, mas eles fazem nossas vidas completas”. É uma frase popular de Roger Caras, um fotógrafo especializado em fauna silvestre, escritor e conservacionista americano, que nos convida a refletir que, cuidar de um cão não ocupa todos os aspectos de nossa vida, mas os torna muito melhores.

Como qualquer amante de cães já sabe, eles trazem muitos aspectos positivos à vida das pessoas. De maneira que, para todos aqueles que estão pensando em ter um cão, é importante conhecer os grandes benefícios que um cão poderá trazer para a sua vida.

São excelentes com as crianças

Ter cães melhora a autoestima das crianças, além disso, muitas raças são reconhecidas por serem excelentes babás, ao mesmo tempo que ajudam a reduzir consideravelmente o estresse infantil. Em geral, os pequeninos se tornam mais responsáveis quando são criados com cães.

Todos sabemos que as crianças adoram cachorros, mas, além disso, uma pesquisa científica provou que as crianças de famílias donas de cães têm melhor desempenho na escola, devido a terem uma melhor saúde em geral e permanecem mais ativas.

Melhoram seu estado de ânimo

Passar entre 15 e 30 minutos com o seu cão pode ajudar você a se sentir você mais tranquilo e relaxado, reduzir o estresse e aumentar sua felicidade. Brincar com o um cachorro aumenta os níveis de dopamina e serotonina no seu cérebro, que são os neurotransmissores associados com o prazer e com a tranquilidade.

Agora você já sabe: na próxima vez que você estiver se sentindo mal, pegue o brinquedo favorito de seu amigo peludo e passe algum tempo se distraindo com ele. É certeza que isso melhorará o seu estado de ânimo.

Melhoram o seu bem-estar físico e incentiva você a fazer exercícios

Seu cão requer exercícios diários, e você também. Os donos de cães têm a responsabilidade de brincar com eles e, por toda a energia que isso demanda, tendem a se tornar mais ativos.

Ajudam você a aumentar as interações sociais

Cão fazendo exercício com sua dona

Os cães não precisam apenas de atenção e tempo para brincar com você. Também precisam de tempo para se socializarem com outros cães.

Isso significa que você terá a oportunidade de se socializar enquanto supervisiona as brincadeiras de seu cão.

De fato, é comum iniciar novas amizades em um parque canino com o seu cão, porque enquanto ele brinca com um novo amigo, você pode iniciar uma conversa com o dono.

Protegem-nos de doenças de pele e alergias

As crianças que crescem com cães têm um menor risco de desenvolverem problemas de pele em comparação com as que têm gatos ou com as que não têm nenhum tipo de animal de estimação.

Também, as crianças desenvolvem menos alergias a animais (seja em relação aos pelos ou aos ácaros na pele) se elas crescerem com um cão.

Os cães podem salvar sua vida

Nossos preciosos amigos caninos parecem ser capazes de detectar o cheiro do câncer nos corpos humanos. Temos ouvido muitas histórias de cachorros que começaram a lamber e a cheirar manchas ou caroços nos corpos de seus donos e, com o tempo, descobriram que essas anomalias da pele eram câncer.

De fato, desde que esta descoberta foi feita, cães têm sido treinados para esta finalidade.

Reduzem o risco de doenças cardiovasculares

Os estudos mostram que falar e acariciar os cães com frequência, melhora a pressão arterial, e isso significa um menor risco de sofrer diferentes doenças cardíacas. Não duvide disso nem por um segundo e passe mais tempo com o seu cão.

São excelentes para o serviço

Cão guia

Os cães são excelentes colegas de serviço e, com a formação adequada, podem ajudar as pessoas com capacidades reduzidas.

Podem ser treinados para levar medicamentos, servirem como guia de cegos, ajudarem com tarefas simples do dia a dia e, inclusive, detectar um ataque epilético que se aproxima.

Acaba com o tédio

Há tantas coisas que você pode fazer com o seu cão, desde dar um passeio pelo parque, até educá-lo, brincar, correr ou, simplesmente, vê-lo mastigar um brinquedo.

Tudo com seu cão é diversão, de maneira que dificilmente você se queixará de não ter nada para fazer.

Créditos da iamgem: Wagner Cezar.