Os chihuahuas são mais agressivos que os pit bulls

chihuahuas

Durante muitos anos, o Pit bull Terrier foi considerada uma das raças mais agressivas entre os cães. Entretanto, um estudo revela que esses cães são muito mais tranquilos que os chihuahuas, conhecidos por seu pequeno tamanho e por sua grande dose de neurose.

Estudos realizados sobre os chihuahuas

O siteDognition” publicou recentemente um estudo onde se mediu a agressividade dos cães em diferentes situações. Também sua agressividade com pessoas novas ou conhecidas, crianças, cães conhecidos ou novos, pequenos, grandes, etc.

chihuahuas-2

Da totalidade das raças estudadas, os chihuahuas foram os mais agressivos, especialmente com cães grandes que eles nunca tinham visto.

Mas há mais surpresas neste estudo. Ele revela que a Pit bull Terrier foi avaliada como uma das raças menos agressivas.

Os resultados mostraram que nossas ideias estão equivocadas. A raça pit bull terrier é bastante tranquila, enquanto que os mais neuróticos e selvagens parecem ser os chihuahuas.

Esses estudos avaliaram a agressividade canina em diferentes situações, com pessoas desconhecidas ou conhecidas, com crianças, com outros cães, etc.

Um total de quatro mil pessoas, todos donos de cães, participaram da pesquisa.

É curioso que, dentre as 35 raças mais comuns, os Chihuahuas sejam os mais agressivos e neuróticos. Foi especialmente grave a relação deles com cães de maior tamanho.

O estudo enfatizou o fato de os chihuahuas somente terem sido qualificados como moderadamente agressivos por seus donos. Mas ficou claro que isto é assim em comparação com outros cães de raças consideradas como agressivas.

Como aponta o estudo, esse preconceito se agrava ainda mais devido ao fato de que as pessoas costumam confundir numerosas raças com os pit bulls.

Esse tipo de dado é importante para eliminar preconceitos. E inclusive para que os donos de pit bulls terriers não projetem a agressividade que acreditam que seus cães têm, sendo agressivos com o próprio animal de estimação.

Comportamento canino

O comportamento de um cão depende muito da criação que lhe dão.

Dizem que um cão absorve o comportamento e as atitudes de seus donos. Também a resposta de seus proprietários ante determinadas situações.

O estigma dos pit bulls

Este estigma social não é nada novo. A fama de perigosos desses cães fez com que se tornassem famosos em meios políticos e em cenários culturais. Até o escritor russo Dostoyevski os chamou de “terrível besta”.

Também os meios de comunicação contribuem para o preconceito que existe em relação aos pit bulls.

Um exemplo: em 2008, um pit bull atacou uma mulher que teve que ser hospitalizada. Este fato gerou 230 artigos e dezenas de reportagens televisionadas, tanto em noticiários nacionais como em internacionais.

Alguns dias antes disso, um cão “misturado” matou uma criança de 16 meses de idade e só um jornal local informou o fato por duas vezes.

Muitas pessoas acreditam que os cães de tamanho grande são os mais agressivos ou selvagens e que os menores são os mais ternos e tranquilos.

Esse tipo de crença popular fez com que o Pit bull fosse incluído em legislações específicas em 900 cidades do mundo. As leis para a raça vão desde a obrigação da utilização de focinheira até a prática da eutanásia neles.

Características dos chihuahuas

os-chihuahuas-tremem

Trata-se de uma raça de cão pequeno, muito conhecida por seu tamanho reduzido.

Além de ser um animal de estimação adorável, trata-se de um companheiro inteligente, inquieto e curioso, que oferecerá todo um universo de carinho para quem cuidar dele.

Sua procedência está no México, no estado de Chihuahua, que foi onde ele foi descoberto.

O chihuahua não tem personalidade própria da raça. Em função da educação que ele tenha recebido, podemos falar que pode ser um cão carinhoso e terno ou apresentar um comportamento malicioso e ardiloso.

É um cão com muita inteligência e muito observador, que gosta de passear.

Além disso, nossos chihuahuas serão animais muito valentes e fiéis, apesar de seu reduzido tamanho. São muito dedicados à família e estão sempre alertas, inquietos e vigilantes ante qualquer intruso.

Podem demonstrar algumas atitudes ciumentas em relação às pessoas que eles consideram seus donos.

Em muitos momentos, não estão cientes de seu tamanho reduzido, o que lhes faz enfrentar pessoas ou cães de grande porte para defenderem seus donos ou propriedades.