Por que os chihuahuas tremem?

os chihuahuas tremem

Os chihuahuas são cães que se caracterizam pelo tamanho pequeno e pelas orelhas e rabo pontiagudos. Todos aqueles que os veem adoram, pois, seu físico gracioso e sua forma de se mover conquistam o coração de qualquer um. Porém, há uma outra característica não tão agradável, é que os chihuahuas tremem.

Por que isso acontece? É algo bom? É ruim? Se você tem um chihuahua, se pensa em adotar um ou se simplesmente já fez algumas destas perguntas, este artigo é para você.

Os chihuahuas tremem, quais são as causas?

Há diferentes causas pelas quais os chihuahuas podem tremer, mas fique tranquilo, não parece que nenhuma seja alarmante. Estas são as mais normais:

chihuahua-nos-braços

  • Baixo nível de açúcar. Por seu pequeno tamanho e sua anatomia frágil, os chichuahuas costumam ter tendência a ter um nível baixo de açúcar no sangue. Isto causa tremores que às vezes podem nos assustar. Não se preocupe, pois em alguns minutos isso passa. Mas se você achar que esses tremores são muito constantes, o melhor é que fale com um veterinário para que ele prescreva alguma medicação que regule os níveis de açúcar. Nunca lhe dê açúcar, sob nenhuma circunstância.
  • Emoção. Estes cãezinhos são de intensos sentimentos e emoções, por isso o simples fato de saber que você vai lhes dar de comer, os levar à rua ou simplesmente brincar com eles ou fazer carinho, pode levá-los a se emocionarem a tal ponto que os faça tremer.
  • Medo. Se seu cão é adotado e é dos que tremem frequentemente sem nenhuma razão aparente, isto pode ser medo. É provável que ele tenha sido maltratado ou que tenha recebido algum tipo de abuso que o faça sentir medo o tempo todo. A solução? Amor e paciência. É possível que demore para ele se aproximar de você, mas se com palavras doces e amor você lhe demonstra que não há nada a temer, fará muito progresso.
  • Frio. Por seu baixo calor corporal estes cães sofrem de frio constante, inclusive quando parece que faz calor. Por exemplo, se você, no verão, o levar à rua e quando voltar para casa o ar condicionado estiver ligado, é possível que a mudança drástica de temperatura o faça tremer.
  • Nervosismo. Como dissemos antes, os sentimentos dos chihuahuas são muito intensos e o mesmo acontece com seus nervos. Podem ficar nervosos sem motivo aparente, sem que nada estranho esteja se passando ao seu redor. Quando isto acontece, eles podem reclamar e chorar. O melhor para solucionar isso é acariciá-lo e falar com uma voz calma.
  • Raça. Sim, pode ser por uma razão tão simples como esta. Por que os chihuahuas tremem? Porque apesar de seu diminuto tamanho eles têm uma grande personalidade. Para que entenda, a forte personalidade desses cães não cabe em um corpo tão pequeno. Isto faz com que eles tenham uma grande quantidade de energia em um espaço reduzido e a melhor forma de liberar essa energia é através dos tremores.

chihuahua

Autor: Stuart Richards

  • Dor de ouvidos. Este será um tremor fácil de ser identificado, pois além dos tremores normais, é muito provável que estes sejam mais fortes do que o habitual e que além disso estejam acompanhados de movimentos bruscos com a cabeça. Se você notar estes sinais em seu chihuahua, vá ao veterinário sem mais demora.
  • Energia. Seu metabolismo acelerado (por isso eles são magros e pequenos) faz com que os chihuahuas acumulem um excesso de energia que os leva a tremer. Como solucionar isso? Muito fácil, procure realizar exercícios ou atividades que o ajudem a eliminar esse excesso de energia. Solte-o na praia ou em um campo e o deixe correr à vontade. Você verá como os tremores vão passar.

Como vê, são muitas as causas pela quais os chihuahuas tremem, todas facilmente identificáveis. Agora você está a par de seus tremores e, portanto, se perceber algo fora do comum, vá sem demora ao veterinário.