Os filhotes e as crianças: ensine como tratá-los

O sonho de muitas crianças é poder crescer e se desenvolver junto com um inseparável e incondicional amigo, um cachorro. Por sua vez, para um cachorrinho, a companhia de uma criança pode ser extremamente enriquecedora, pois a criança vai poder acompanhar perfeitamente o seu ritmo.

Mas existem coisas que  devem ser ensinadas a eles para que possam ter uma convivência o mais saudável possível, e para que depois a relação entre os cachorrinhos e as crianças não se transforme em um campo de batalha.

O ensinamento está no exemplo

Crianças e filhotes

Isso pode até soar clichê, mas a base da educação de uma criança é o exemplo. É difícil que uma criança cuide e vele pela integridade de um cachorrinho se você mesmo não der o exemplo.

Isso não significa que não seja possível corrigir seu bichinho, simplesmente faça-o na medida justa e sem usar a violência.

Em muitos casos de crianças que abusam de animais, nota-se que é uma atitude aprendida com os pais, ou um ato que a criança infringe como reflexo da violência sofrida por ele.

Um filhote é um ser vivo e não um brinquedo

Uma coisa que deve ser levada em consideração é ensinar ao seu filho que o cachorrinho não é um brinquedo, que é um ser vivo com emoções, que sente dor e precisa ser cuidado e protegido.

Usar cães, gatos ou animais pequenos como exercício de responsabilidade para as crianças termina, muitas vezes, na morte do animal, produto de negligência ou descaso.

Portanto, pense que se quiser que seu filho compartilhe bons momentos com um bichinho, o melhor é que você também se responsabilize pelo seu cuidado.

Não deixe o animal nas mãos das crianças, elas não vão machucá-los por maldade, mas elas simplesmente não têm os critérios de julgamento suficientes para avaliar situações que podem ser arriscadas para os animais.

Tendo em conta o ponto anterior, vamos rever algumas recomendações:

  •  É preciso mostrar para a criança que não se deve brincar com o rabo, orelhas ou patas do filhote, pois isso pode machucá-lo.
  • Se ela desejar carregá-lo, deve fazer isso enquanto estiver sentada no chão, assim o risco de uma queda e de outros possíveis danos é evitado.
  • A criança deve respeitar os horários de sono do filhote, explique a ela que o cachorrinho está em pleno crescimento e precisa repor energias para crescer forte e saudável.
  • Ensine a ela a respeitar o filhote, a não incomodá-lo, a não tirar o alimento dele, a não amarrar coisas nele, espetá-lo, etc. Vai ser uma boa lição para que seu filho aprenda a valorizar os animais e a proteger a vida.
  • Repreenda-o como firmeza se você observar que ele maltrata o filhote, por exemplo, se pisar nele de propósito, ou se introduzir coisas nos seus olhos ou ouvidos.

O filhote também deve aprender

Crianças e filhotes, uma linda amizade

Lembre-se de que os cães crescem mais rápido que as crianças, e que um cão intolerante ou que não acate as instruções pode ser um risco, em especial quando há crianças pequenas na casa.

Assim como a criança deve saber que não pode incomodar ou machucar o cão, o cão tem que saber que parte do seu dever é proteger a criança.

Uma das vantagens de crescerem juntos é que são desenvolvidos vínculos de confiança e é difícil que machuquem um ao outro; isso se forem educados de maneira adequada.

Outras coisas que um cachorrinho que vai conviver com as crianças deve saber são:

  • Não pegar nos brinquedos das crianças, especialmente se forem bebês.
  • Não lamber os talheres que a criança usa.
  • Não deve pular em cima dele, ou se animar demais brincando com eles.
  • Você deve acostumá-lo a que avise se estiver estressado, ele faz isso através dos grunhidos.

    Por mais contraditório que possa parecer, NÃO se deve inibir um cão de grunhir, com isso você elimina a tendência que eles têm de avisar quando vão morder. Esse é o principal motivo pelo qual os cães atacam sem aviso prévio .

Uma recomendação extra

Nunca deixe uma crianças só com um cão, por nenhum motivo, por mais treinado que ele seja ou por mais tempo que ele esteja com a família, não sabemos que situação pode desencadear uma má reação por parte de um cão, do mesmo modo, não sabemos que tipo de coisas uma criança pode fazer a ele.

A relação entre os filhotes e as crianças pode ser incrível! Eles só precisam aprender…