Por que os gatos caçam?

Gatos caçam

Os gatos possuem uma necessidade inata de caçar e de ir atrás de qualquer coisa que se mova. Por quê? De onde nasce essa necessidade? Aqui, no Meus Animais, iremos te dizer. Independentemente de você ter ou não um gato, você gostará desse artigo, pois dizem que o saber não ocupa lugar, não é? Portanto, descubra junto conosco por que os gatos caçam.

Como qualquer outra incógnita da vida, precisamos remontar às suas origens. Por isso, veremos antes de mais nada de onde vêm os gatos.

A origem dos gatos

Filhote de gato

É provável que você pense que os gatos provêm dos tigres ou de alguma espécie de animal felino conhecido. Mas não. Eles descendem dos miacis.

Eles são uns animais extintos que tinham um corpo grande, patas pequenas, além de uma longa cauda. Eles eram animais carnívoros que viviam nas zonas tropicais.

A princípio, os gatos eram animais selvagens, mas começaram a ser domesticados quando foram adotados como deuses pelos egípcios e passaram a viver com eles. Como eram alimentados, já que não tinham mais a necessidade de lutar pela sua sobrevivência e a caça selvagem deixou de fazer parte de suas vidas.

Por que os gatos caçam

Embora os gatos já sejam animais domésticos, eles continuam caçando devido a um motivo simples: os genes. Isso porque os seus antepassados eram sobreviventes, fortes e caçadores. Haviam duas opções: caçar ou morrer.

Apesar deles serem domesticados, caçar é algo inato nos gatos. A caça depende das presas em movimento. Por isso, sempre podemos atrair um gato movimentando alguma coisa. Não importa se ele quer comer a coisa ou não, ele sempre irá atrás de qualquer coisa que estiver se movimentando. Isso acontece por causa dos seus genes inclinados à caça.

É interessante e bastante curioso ver que apesar de ter se passado vários anos, os gatos continuam fazendo uma coisa que já não precisam mais: caçar.

Como os gatos caçam?

Você já viu alguma vez como os gatos caçam? Não é muito diferente de como os felinos fazem, e é por isso que sempre achamos que eles provinham deles.

A sua principal técnica é a espreita. Observar a presa, saber qual é o seu percurso e cheirá-la de longe. Esperar e esperar, não importa o quanto. Se existe uma coisa que é bem característica dos gatos, é a sua paciência. Quando a presa se aproxima, o gato já estará em um lugar estratégico que lhe permitirá saltar sobre ela sem ser visto.

Se a presa for um pássaro, a forma de espreitar será um tanto diferente. O gato irá se arrastar pelo chão até que alcance a distância de uns dois metros em relação à presa. Depois disso, ele irá correr e saltar sobre o animal sem que o pássaro consiga se dar conta.

O que os gatos caçam?

Gato em cerca

Apesar de ter no Youtube vídeos de gatos que se assustam quando veem ratos, sim, os ratos são umas das presas que os gatos caçam. Porém, além disso, dentre as suas conquistas favoritas se encontra outros tipos de mamíferos pequenos, como os morcegos, invertebrados, répteis e anfíbios.

Embora eles não comam esses animais, a sua necessidade intrínseca de caçar é mais forte do que o seu senso comum. Por isso, eles se lançam sobre qualquer coisa que esteja em movimento.

Lembro de uma ocasião, em que um amigo trouxe o seu animal de estimação, uma iguana pequena. Eu tinha um gato tigrado de cor laranja e com olhos verdes, muito lindo, que se chamava Rony. Ele era muito carinhoso, mas como todo gato, era um caçador inato.

A iguana era muito tranquila e quase não se movia, mas Rony não conseguiu resistir e se aproximou dela. Ele começou a tocar na sua cara com a sua patinha para poder avaliar o terreno, e a iguana ficava cada vez mais irritada. Eu estava observando os dois atentamente para ver se precisava intervir. Não deu tempo para isso. A iguana irritada saltou sobre Rony e mordeu o seu nariz.

Felizmente, não aconteceu nada, mas fiquei muito assustada porque não sabia como separar aqueles dois. No entanto, depois, já consciente de que não havia acontecido grandes problemas, não conseguia parar de rir. Sabe aquele ditado que diz que a curiosidade matou o um gato? Então por que os gatos caçam? Porque é algo inato ou por pura curiosidade? Que cada um chegue a sua própria conclusão…