Por que os gatos caem sempre de pé?

Como pensam os gatos

Em meio a muitas lendas e crenças que cercam os nossos amigos felinos podemos mencionar aquela que diz que os gatos caem de pé. Mas isso acontece sempre? Infelizmente, para os gatinhos, apesar da sua grande agilidade, isso não acontece todas as vezes. No entanto, em 90% dos casos, quando se trata de caídas de uma altura de 2 a 32 andares.

O ouvido, o melhor aliado dos felinos que caem de grandes alturas

Gato pulando

Mas como esses adoráveis felinos fazem para cair, quase sempre, parados? O mecanismo é muito extenso para explicar, embora ocorra em um breve espaço de tempo no qual dura a queda.

Quando o gato está caindo, o primeiro a reagir é o seu ouvido que, assim como acontece com o resto dos mamíferos, o ajuda a manter o equilíbrio ao detectar em que posição ele se encontra com relação ao seu centro de gravidade. Quando o tropeço faz com que ele perca a sua postura normal, o sistema vestibular do bichinho reage em menos de um décimo de segundo.

É assim que o líquido do ouvido interno começa a se mover pelos canais auditivos, que possuem pelos finos em seu interior e que detectam qualquer giro ou movimento estranho no gato. Dessa forma, o animalzinho percebe sempre a sua posição e a forma de voltar ao seu centro para conseguir cair parado.

Apesar de, na maioria dos casos, os gatos caírem de pé de grandes alturas, é sempre melhor prevenir do que remediar. Se você mora em um andar e tem animais de estimação, lembre-se de proteger as janelas e as varandas.

Passo a passo, saiba como os gatos caem de pé

Diante do primeiro “sinal” de alerta, o pescoço do animal mexe imediatamente a cabeça para a posição correta. É nesse momento quando os músculos começam a tarefa de se acomodarem para a chegada ao solo. Mas como ele consegue esse feito?

  • Ele se curva de tal forma que o seu corpo rompa a simetria com o eixo espacial.
  • Recolhe as patas dianteiras e estende as traseiras para reduzir a inércia da região frontal do corpo, e assim, aumentar a parte posterior para conseguir que as zonas girem em sentidos contrários.
  • É provável que ele realize esses procedimentos mais de uma vez até alcançar o seu objetivo, podendo girar em até 180 graus.

Quais são os outros mecanismos que um felino utiliza para cair de pé?

Além disso, o gato ativa outros artefatos para amortecer a queda, como aconteceria se fosse cair de um paraquedas.

  • Aqueia a coluna para reduzir a velocidade da caída.
  • Estira as patas dianteiras e traseiras.
  • Estente as suas garras para evitar resvalar no momento em que tocar o chão.

Certamente quando o felino chegar ao solo são e salvo, veremos ele sacudir a cabeça. Mas por qual motivo? Para que o líquido do ouvido interno volte a sua posição original.

No entanto, tudo parece indicar que os gatos têm mais probabilidade de cair de pé de grandes alturas do que de alturas pequenas. Isso porque as distâncias curtas não lhes dão tempo para levar a cabo todos os movimentos necessários para que ele consiga chegar a esse objetivo.

Por tal razão, o risco de sofrer contusões e fraturas graves aumenta quando o gato cai de alturas menores. 

É melhor evitar que o seu gato cai de alturas

Gatos caçam

Mas não é só porque os felinos possuem essa capacidade de sobreviver de caídas de grandes alturas que devemos nos descuidar com relação a ele. E muito menos fazer um experimento com eles para ver como eles fazem para cair de pé, arremessando-os do alto de um edifício.

A possibilidade de que eles sofram diversos tipos de lesões e, inclusive morram por causa do impacto da caída, estão sempre presentes, apesar da grande agilidade que esses felinos possuem.

Por esse motivo, se você mora em um apartamento, não se esqueça de proteger as suas janelas e varandas para evitar que a curiosidade do animalzinho faça que ele dê um passo em falso, e possa cair e se machucar, apesar dos gatos sempre caírem de pé.

Além disso, apesar de, na maioria dos casos, seja verdade que os gatos sempre caiam de pé, é melhor evitar esse infortúnio desagradável para o seu amigo que mia. Será mais uma forma de demonstrar o quando você gosta dele.