Por que os gatos de cor laranja costumam ser machos?

gatos de cor laranja

Os gatos tricolores costumam apresentar três das seguintes cores: laranja, preto e branco entre suas diversas derivações. A causadora disso é a genética. Muitos aficionados pelos bichanos se perguntam por que as felinas fêmeas são as únicas que podem ser tricolores e por que os gatos de cor laranja costumam ser machos.

Para que um gato possa ser considerado tricolor, ele tem que apresentar uma combinação de três cores diferentes: laranja, ou suas derivações em canela, bege, creme, etc., preto, que pode variar para azul, cinza, chocolate, etc., e branco, que é a ausência de cor.

Os cromossomos nos gatos de cor laranja

gatos de cor laranja

Os gatos têm dois cromossomos sexuais, definidos como X (feminino) e Y (masculino). Pai gato e mãe gata contribuem cada um com um cromossomo sexual que condiciona a cor e os demais atributos da ninhada.

Em seus genes, as fêmeas produzem, em seus óvulos, unicamente o cromossomo X e os machos têm a capacidade de produzir em seu esperma, tanto o X como o Y.

Segundo isto, quem vai decidir o sexo da descendência é o macho. Se ele contribuir com um cromossomo Y será macho e se contribuir um cromossomo X será fêmea.

Também a carga genética dos felinos está dividida. Desta forma, quando os genes da mãe se unem com os do pai, surgem múltiplas combinações possíveis que dão lugar a gatos não idênticos em uma mesma ninhada.

Os gatos de cor laranja

O gene nos gatos de cor laranja tem a denominação de O (orange). O gene que origina este tipo de coloração alaranjada da pelagem só se encontra no cromossomo X (o feminino). Segundo estas combinações genéticas, um gato macho poderia ser de tons laranjas e, de fato, o é frequentemente, mas não tricolor. Dizem que apenas um em cada 3.000 gatos tricolores será macho.

Lendas de gatas tricolores

Em muitos lugares se proliferou diferentes lendas que associam à pelagem tricolor com um sinal de boa sorte.

Diz uma lenda que nos templos budistas havia monges que não se davam bem. Depois de 3 dias de meditação, encontraram uma gata tricolor com suas crias na porta do templo. A alegria que isto causou neles foi tamanha que por um tempo eles se esqueceram de suas diferenças. A partir daí concluíram que o preto e o branco da gata, eram como o ying e o yang, e a cor alaranjada era como a cor da terra, simbolizando a natureza. Desta forma, apenas a mulher, criadora da vida, seria portadora desta combinação de cores.

Existem casos de marinheiros japoneses que estavam acostumados a levar gatas tricolores em seus navios com a finalidade de afugentar as tempestades e os maus espíritos.

O gato listrado

Este tipo de gato é uma das manifestações mais antigas e comuns dentro dos felinos. Hoje em dia são muitas as raças que podemos admirar, que têm entre seus indivíduos exemplares alaranjados e listrados. A bela pelagem que oferecem se deve a alguns genes muito peculiares.

O pelo do gato listrado se caracteriza por ter diferentes níveis de pigmentação ao longo de toda sua longitude. Nos casos em que o chamado gene Agouti se combina com outros genes que determinam a cor do manto de pelos, ocorrem as variações de cor deste, podendo encontrar listrados cinzas, laranjas, marrons….

Variações de cor

gatos de cor laranja

  • Marmoreado. Nestes felinos as franjas de cor são largas, criando uma espécie de redemoinho ao longo da superfície do animal.
  • Listrado. Este gato tem pontilhados de cor em cada fio de pelo. Desta forma, não apresentam um desenho claramente definido, salvo nas extremidades e no rosto, onde sim se pode apreciar o rajado de forma clara.
  • Manchado. Neste felino as franjas são substituídas por manchas que se distribuem ao longo de seu corpo.
  • Listrado ou jaspeado. É o mais comum dos gatos listrados. Como seu nome indica, o patrão deste gato vai se caracterizar por listras que podem ir se distribuindo por todo seu corpo, da coluna vertebral até o abdômen.
  • Silver Tabby. Sua cor de base é prateada em uma variação de preto.
  • Golden Tabby. A sua cor de base é dourada ou alaranjada. A maioria dos felinos são listrados. Os atuais criadores de felinos estão fazendo testes para conseguirem uma tonalidade alaranjada.

Quanto às diferenças de comportamento entre os gatos listrados, isso se dá em função de cada raça. Os amantes da raça Tabby afirmam que eles são bichanos alegres, muito sensíveis e de fácil cuidado.