Os gatos devem beber leite?

Depois das vacas, aparentemente o animal mais associado ao leite é o gato. Entretanto, a tradicional imagem de um gato satisfeito após se alimentar de uma tigela de leite pode ser enganosa. Existem, de fato, rumores de que os gatos amam leite e de que o alimento seja ideal para a sua dieta. Mas quanto será que há de verdade nesses mitos?

De forma geral, os gatos não devem beber leite. Após o desmame, a grande maioria se torna intolerante à lactose (o açúcar do leite). Ou seja, são incapazes de produzir quantidades adequadas da enzima lactase. A enzima, que é abundante no nascimento e necessária para digerir o leite, diminui com a idade. Então, quando gatos adultos ingerem o leite, acabam desenvolvendo problemas de saúde.

O alimento, afinal, permanece no sistema digestivo, provocando um processo de fermentação que desencadeia algumas complicações. Os sintomas mais comuns são inchaço, gases e diarreia.

EXCEÇÕES

gato-bebendo-leite-2

No entanto, há exceções. Gatinhos jovens devem beber leite para sobreviver. O processo de desmame começa após quatro semanas de vida, mas antes disso, a única fonte de nutrição dos filhotes é o leite. É importante que um gatinho jovem não consuma leite de vaca. O melhor leite para sua nutrição é o da sua própria mãe.

Entretanto, se o gatinho for órfão, você deverá alimentá-lo com um fórmula especialmente desenvolvida para a sua idade. Estes produtos podem ser obtidos por meio de veterinários especializados.

Será que todos os gatos são intolerantes à lactose? Não, a verdade é que nem todos os gatos são intolerantes à lactose! A única maneira de saber é dar um pouco de leite para seu gato e observá-lo, para verificar se ele manifestará diarreia. Dê ao seu gato 1 ou 2 colheres de sopa de leite de vaca e o observe por pelo menos 12 horas. Se se ele não manifestar problemas digestivos, poderá eventualmente consumir leite sem riscos, como um deleite ocasional. Eles adoram!

Entretanto, o leite de vaca deve ser administrado em pequenas quantidades, mais como um agrado. Os produtos lácteos não devem representar mais do que 10,5 % da dieta regular de um gato. O leite de vaca não deve ser fonte primária de alimento, pois carece de nutrientes essenciais.

Se você quiser dar leite ao seu gato, a opção mais segura é comprar leite especial para gatos, que não contém lactose, em um supermercado ou em pet shops. Existem várias marcas disponíveis. O leite especial garantirá que o sistema digestivo de seu gato seja tratado de maneira equilibrada.

E o leite de soja? Muitas vezes as pessoas se perguntam se o leite de soja é uma alternativa segura para o seu gato. É importante considerar que o leite de soja contém açúcar adicionado para melhorar o seu sabor, portanto, não se trata de uma opção adequada para o seu gato.

Além disso, alguns gatos são alérgicos à proteína de soja. Se esse for o caso, o alimento pode, assim como o leite de vaca, causar problemas de estômago e de pele.

Produtos de soja, se dados em grandes quantidades, também podem ser prejudiciais ao animal, pois contém isoflavonas, fitoestrógenos e outros produtos químicos que alteram as taxas hormonais.

Se o seu gato absorve todos os nutrientes de que necessita através de uma alimentação equilibrada e nutritiva, é melhor não tentar incrementar o seu cardápio com leite. Isso porque o leite contém as calorias que seu gato já recebe através de sua alimentação. Ou seja, é preciso ter cuidado com o tamanho das porções servidas, para que seu gato não corra o risco de se tornar obeso.

OS GATOS ADULTOS PRECISAM DE LEITE?

gato-bebendo-leite-3

À medida que os gatos envelhecem, estes deixam de precisar de qualquer tipo de leite. Naturalmente, o consumo de água é essencial. Os gatos precisam de água para regular a temperatura corporal, digerir alimentos e eliminar resíduos. Se você acha que seu gato não está bebendo água o suficiente, experimente disponibilizar várias potes com água, distribuídos entre diferentes locais da sua casa.

Falemos, finalmente, de um comportamento conhecido e recorrente de nossos gatinhos. Você sabia que as “amassadas” que os gatos dão antes de dormir é associada ao consumo de leite materno? Muitos donos se perguntam por que seus gatos “amassam as superfícies” antes de desfrutar de uma bela soneca. Algumas pessoas acreditam que esse comportamento está associado com os primeiros dias de vida dos gatinhos, quando estes massageiam o ventre de suas mães para garantir o fluxo de leite.