Os gatos e o sexo, a força da natureza

A energia sexual e a força que os gatos têm é bem conhecida, muitas pessoas decidem não adotar um gato como animal de estimação por essa razão. Para os gatos, o sexo não é apenas para cumprir a função de reprodução, mas também uma questão de vínculo afetivo e posição social.

A sexualidade dos gatos é diferente para as  fêmeas e machos, ambos têm períodos de cio em diferentes épocas do ano, mas o comportamento é diferente. Se você quiser saber mais sobre a sexualidade dos gatos, vamos explicar a seguir.

Idade de reprodução dos gatos

A idade de reprodução dos gatos começa relativamente cedo.

No caso dos machos, a maturidade sexual começa entre 8 e 12 meses, terminando o ciclo reprodutivo com aproximadamente 7 anos de idade.

No caso das fêmeas, este período começa ainda mais cedo, pode ocorrer casos que aos 7 meses as gatas já estejam aptas para reproduzir, terminando o ciclo reprodutivo em torno dos 8 anos.

Entretanto, é importante ressaltar que você deve evitar deixar que as fêmeas fiquem prenhas antes dos 10 meses de idade, uma vez que o animal pode não estar suficientemente maduro para suportar uma gestação.

A frequência de ocorrência dos períodos de cio nas gatas pode variar dependendo da raça e também da natureza da própria felina.

A época do ano em que é mais comum a atividade sexual dos gatos é a primavera, mas  isso pode acontecer em qualquer mês do ano.

O cio das gatas

 

O cio das gatas

O cio das gatas tem características diferentes de outros animais. Durante o ciclo, as fêmeas não eliminam sangue, mas marcam todo o território com urina, e há mudanças em seu comportamento, uma vez que se tornam mais dengosas e, às vezes, pode acontecer de perderem o apetite.

Podemos dividir o período de cio em três fases:

O precelo ou proestrus

Essa primeira fase do cio pode durar entre 1 e 3 dias.  Neste período, você vai notar uma mudança no comportamento da gata, vai precisar dar carinho com mais frequência durante o dia, o animal perde um pouco do apetite e faz alguns miados.

Algumas mudanças  acontecerão nos órgãos sexuais da fêmea, porque eles estão se preparando para o acasalamento. Nesta fase, não há sangramento, os machos são atraídos para as gatas, que ainda não estão receptivas com os companheiros.

O cio das gatas ou estro

O cio começa poucos dias depois do período do precelo, neste período a gata já está receptiva para que ocorra o acasalamento. Nessa fase, há uma súbita mudança de comportamento e os miados são mais fortes e ocorrem com mais freqüência.

Se o acasalamento não ocorrer, é comum acontecer gritos o tempo todo, e os animais tornam-se agitados e se esfregam no solo. Devemos ter um cuidado especial nessa fase, pois é comum que as fêmeas queiram sair de casa em busca de um parceiro.

Se o acasalamento for bem-sucedido, o cio vai durar entre 4 e 6 dias, se não ocorrer, pode durar até 14 dias.

Declínio Sexual

Quando termina a fase de estro, a gata relaxa até começar o próximo ciclo reprodutivo.

O cio no gato macho

 

O cio no macho

 

O cio nos machos acontece de forma diferente. Desde que o gato atinge sua maturidade sexual, já está pronto para o acasalamento durante quase todos os dias do ano. Ele não tem ciclos de cio como acontece com as fêmeas.

O sintoma que os gatos apresentam em seu período de cio é deixar urina por toda parte, que apresenta durante esse tempo um odor muito forte que não desaparece com facilidade.

Além disso, os gemidos e miados aumentam muito durante todo o dia e podem se tornar insuportáveis.

Os animais ficam  muito inquietos e se deslocam de um lugar para outro, se esfregando em todos os objetos dentro do alcance e deixam suas marcas em todos os lugares.

Se um gato macho percebe que há uma gata no cio próxima, o macho vai fazer qualquer coisa para conseguir o acasalamento, até mesmo brigar com outro gato.

Você tem que se manter atento a isto, porque enquanto o animal não encontrar uma companheira para o acasalamento, continuará agitado.