Os gatos e a escuridão

Gatos veem no escuro

Há muitas perguntas que sempre são feitas sobre os gatos e a escuridão, como por que os olhos deles brilham a noite, se eles enxergam na escuridão ou como veem o mundo através de seus olhos brilhantes na escuridão. Como é a vida de um gato através da escuridão? E, por que os gatos teriam a necessidade de enxergar na escuridão?

Os gatos são caçadores noturnos por natureza. Desde tempos remotos os gatos são conhecidos por terem uma vida dupla: uma de dia e outra de noite. Ainda que o seu gato seja doméstico, ele continuará mantendo essa tendência de ser amante da noite.

Como o gato doméstico tem uma vida passiva enquanto nós trabalhamos, isso faz com que eles passem quase todo o dia dormindo e que a noite estejam mais ativos. O fato de serem capazes de ver na escuridão, facilita que eles sejam mais ativos durante a noite.

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Olhos de gato

Este fenômeno tem uma explicação científica muito simples. É que o órgão da visão dos gatos tem uma lente e uma espécie de espelho curvo, que está colocado justamente atrás da retina e que tem a capacidade de refletir um cone de luz dirigido para a fonte que o ilumina.

Este efeito serve para duas coisas; para intimidar as presas ou ameaças e, também, melhorar a capacidade de visão, já que isso permite aos gatos absorver o dobro de fotorreceptores.

Eles podem ter a sua visão aumentada de seis a oito vezes, graças às pupilas que têm a capacidade de se abrirem com pouca luz e de se contraírem até chegarem a ser uma linha muito fina diante de uma grande quantidade de luz.

Como os gatos enxergam o mundo

Diferente dos humanos, que temos uma visão de 180 graus, os gatos têm uma visão de 200 graus, portanto os gatos têm muito mais alcance de visão.

Há um fator importante pelo qual os gatos têm a capacidade de ver na escuridão. Os olhos dos gatos têm duas células: cones e bastões (ou bastonetes).

Os gatos têm muito mais bastões que cones, e as células bastões são as que mais absorvem a luminosidade, ainda que sejam bloqueadas quando há muita luz e não apresentem sensibilidade à cor.

Estas são as razões pelas quais os gatos veem muito melhor no escuro, mas isso também faz com que, de dia, eles vejam tudo excessivamente claro, como se o mundo fosse um filme branco.

Porém, é importante ressaltar que um gato não verá na mais absoluta escuridão, precisará de um mínimo de luz para que suas células bastões façam o trabalho.

Como vimos, o fato de que os gatos enxerguem no escuro faz com que eles sejam mais ativos durante a noite. Se isso incomoda você, iremos dar vários conselhos que ajudarão com que o seu gato durma durante a noite.

Faça com que o seu gato durma de noite

Olhos de gato

A solução mais razoável é que você aumente a atividade do seu gato durante o dia, assim quando chegar a escuridão, ele estará cansado e não terá vontade de perambular pela casa.

Mas claro, se estivermos o dia todo trabalhando, isto poderá ser um pouco complicado. Porém, há outras coisas que você pode fazer para facilitar a atividade de seu gato durante o dia.

Coloque prateleiras embaixo das janelas

Eles não demorarão muito para subir e observar tudo o que se passa através da janela. Assim você o manterá distraído vendo os pássaros, o movimento das folhas das árvores, as borboletas… Ou se você estiver em um meio urbano, eles se distrairão com as pessoas e com os carros que passam.

Um amigo para o seu gato

Já pensou em ter mais de um gato? Não precisa de muito tempo e eles nem dão tanto trabalho, talvez ter um amigo para o seu gatinho o ajudará a passar o dia brincando com ele e ambos estarão cansados quando a noite chegar.

Brinque com ele

Faça isto antes de dormir ou aumente o tempo que você normalmente brinca com ele.

É possível que, mesmo após fazer tudo isso, o seu gato continue incomodando o seu sono durante a noite. Daremos a você conselhos sobre isso em um outro artigo.