Como os gatos marcam território em uma casa?

gatos marcam território

Como animais territoriais que são, os gatos marcam território para se comunicarem com seus congêneres e para lhes informar quais são seus domínios. Se trata de um comportamento natural e que, em alguns felinos, é mais frequente do que em outros, mas que não desaparecerá ainda que o seu amigo ronroneador passe boa parte de seu tempo dentro de casa. Por isso lhe contaremos como os gatos marcam território em uma casa.

Os gatos marcam território de três formas, saiba quais são

O bichano, então, por meio da marcação, se comunica com sinais olfativos e/ou visuais, através:

gatos marcam território

  • Da urina
  • Dos feromônios
  • De arranhões sobre superfícies verticais

Embora, em alguns casos, se a marcação se tornar excessiva e contínua, é possível que o animal esteja estressado ou que sinta incomodado ou em desacordo com determinada situação, você não deve se esquecer que está diante de um comportamento natural de seu felino doméstico e que de maneira nenhuma se trata de um problema de comportamento.

De qualquer forma, consulte o veterinário para tirar todas as dúvidas a esse respeito.

Os gatos marcam território através da urina, dos feromônios e dos arranhões. Temos que levar em conta que se trata de um comportamento natural e que o bichano não deixará de realizá-lo por mais que ele passe a maior parte de seu tempo dentro de casa.

Marcação visual e olfativa através de arranhões

Ao arranhar diferentes objetos da casa, incluindo móveis e até paredes, os gatos marcam território com sinais tanto visuais como olfativos.

Porque além do efeito das unhas de seu bichano poderem ser notados em diferentes superfícies verticais de seu lar, também com esta ação ele está deixando marcas olfativas, imperceptíveis para você, mas não para outros gatos, através dos feromônios que eles segregam através de glândulas situadas em suas almofadinhas e entre os dedinhos.

A esta forma de marcação se soma também o lixamento habitual das unhas, que todo bichano que se preze realiza. Por isso, se o bichinho não tiver acesso ao exterior, consiga um bom arranhador e faça com que ele se acostume a usá-lo. Seus móveis lhe agradecerão por isso.

Os feromônios, um dos protagonistas da ‘sinalização’ felina

Sem dúvida, você já deve ter observado mais de uma vez que o seu amigo miador se esfregar contra diferentes objetos e inclusive contra você. Na cabeça dos bichanos e debaixo da cauda deles, também há glândulas que segregam feromônios.

Então, se através destas substâncias químicas o bichinho está sinalizando para os seus congêneres que aquele é seu território, saiba que você também lhe pertence.

Mas não é apenas você que é de sua “propriedade”, também o são as cadeiras, o resto dos móveis e muitos objetos que estão a seu alcance na casa.

O xixi, a maneira mais olfativa com que os gatos marcam território

Uma das formas mais desagradáveis para nós, os humanos, da marcação felina é, sem dúvida, a que se dá através da urina, dado o forte e persistente cheiro do xixi dos gatos, sobretudo se o animal não foi castrado.

Este tipo de marcação pode ser feito de maneira normal, quando o gato sente vontade de urinar, mas no lugar que eles querem “sinalizar”, ao invés de fazerem na bandeja sanitária ou na caixa de areia. Também, através da denominada marcação em spray. Neste caso, o bichano fica parado em suas quatro patas e lança sua urina como uma chuva fina.

Mas embora se trate de uma atitude mais habitual nos machos não castrados, as fêmeas e os machos castrados também podem marcar território desta maneira.

Em busca da convivência com seu bichano e sua marcação

gatos marcam território

Os lugares e os elementos favoritos para os bichanos marcarem com sua urina parecem coincidir com os que seus proprietários utilizam de forma cotidiana, como o sofá e a cama, possivelmente como uma forma “cheirosa” de reforçar o vínculo. Mas tampouco se livram as paredes e outros móveis de serem marcados, não se iluda.

Se as diferentes formas que o seu bichano utiliza para marcar seu território estão causando problemas em sua vida cotidiana e colocando em sério risco os seus móveis, não deixe de consultar um especialista.

Como já mencionamos, arranhadores para as unhadas e a castração para a marcação com a urina, podem contribuir para diminuir estas atitudes incômodas para você, mas decididamente normais para um bichano.