O que os hamsters comem?

Se você está pensando em adotar um pequeno animal para ter em seu lar, já pensou em um hamster? Populares nos Estados Unidos e na Europa após a Segunda Guerra Mundial, atualmente são muito comuns em lares de todo o mundo.

Os hamsters são fáceis de cuidar, adaptam-se sem inconvenientes e não ocupam muito espaço. São animais de estimação perfeitos para crianças e adultos.

Ainda que exista uma grande variedade de hamsters, o sírio é um dos mais populares. Parece um urso de pelúcia e sua cor é dourada. Também existem outras raças como a Roborovski e algumas espécies anãs.

Os do tipo sírios, provavelmente, são os melhores animais de estimação para as crianças, em parte porque são maiores e podem ser mantidos e manejados de forma mais fácil.

A amabilidade do hamster é relativa. Não espere a mesma devoção de um cão e de um roedor.

Neste artigo compartilharemos alguns dados sobre estes pequenos animais. Desde quais são suas características até o que levar em conta para alimentá-los. Vamos conhecê-los melhor?

O que come um hamster?

garras-hamster-2

Os hamsters devem ter comida e água disponível o dia todo.  Ainda que estes pequenos animais possam ser alimentados com comida comercial, não tem que ser a única fonte de alimentação.

Estes roedores também podem comer verduras e frutas doces, como maçãs, alface, cenouras, couve-flor e peras. Se você não utiliza herbicidas na grama, também poderá cortar algumas folhas durante a noite, já que para eles são uma verdadeira delícia.

Estes roedores também gostam de comer sementes, grãos, nozes e milho partido. Os hamsters selvagens também comem insetos, rãs, lagartixas e outros animais pequenos.

A dieta de um exemplar deste tipo em cativeiro deve ser de, pelo menos, 16% de proteína e 5% de gordura.

A palavra hamster vem do alemão Hamstern, que significa tesouro. Esta é uma maneira muito apropriada para descrever como comem estes animais. Quando o fazem enchem as bolsas que têm nas bochechas com os alimentos, como se tivessem guardando um tesouro.

E saiba que: costumam alojar alimentos em seu jaula, debaixo de sua “roupa de cama”.

Quais as outras características do hamster?

hamster-filhote

Uma desvantagem é que os hamsters costumam ter um período de vida muito breve. Por exemplo, o hamster sírio vive entre dois e três anos, enquanto as variedades anãs vivem só um ano ou dois.

Além disso, são roedores que tem grande vitalidade. No deserto, eles têm que procurar bem longe sua comida, por isso, o corpo deles é “desenhado” para que seus movimentos se adaptem às circunstâncias do terreno.

Estes pequenos roedores, que alojam grande quantidade de energia, precisam fazer bastante exercício. É por isso que o seu animal de estimação vai passar muito tempo em sua roda brincando.

Neste sentido, é recomendável que em sua jaula também tenha túneis, brinquedos e outros acessórios para preservar a saúde física e mental deste tipo de roedores.

Se você quer ter mais de um, o melhor é que compre duas jaulas para que a cada roedor tenha o seu próprio espaço. Por que? Porque são bastante agressivos entre si.

Conviver com dois exemplares sírios juntos é impossível. Porém, você pode sim manter juntos aqueles que pertencem à variedade chinesa ou russa.

Lembre-se: não misture diferentes raças para que habitem na mesma jaula.

Também, eles são animais noturnos. Portanto, não se esqueça de colocar a jaula em um lugar onde as atividades noturnas de seu roedor não acordem você. Definitivamente, o som de seus brinquedos não é propício para o seu sono.

Durante o dia, estes pequenos roedores dormem e costumam ter mau humor. De fato, um hamster cansado é propenso a morder as crianças que querem brincar com ele.

Os cuidados com um hamster

Os hamsters são criaturas muito limpas. Por isso, você não deve colocar o prato de água e de comida próximos da área onde eles fazem suas necessidades.

Limpe a jaula a fundo, pelo menos, duas vezes por semana. Lembre-se que os hamsters são um tanto acumuladores, portanto se assegure durante a limpeza de retirar todos os alimentos que sobram.

Finalmente, de ao seu hamster brinquedos seguros, que sejam fabricados com madeira, e não se esqueça de colocar um refúgio, como uma casinha, para que seu roedor possa se esconder ali durante o dia.