Como fazer os melhores brinquedos para gatos

Os gatos são animais muito ativos, curiosos e sapecas. Brincar está muito arraigado em seus instintos e, em geral, sempre estarão dispostos para brincar com qualquer coisa que chame sua atenção. O que costumamos chamar de brinquedos felinos corresponde realmente a uma resposta aos seus excepcionais instintos de predadores, pelo que o animal irá se sentir atraído por coisas, como movimento e cheiros.

Porém, se você for criativo e gostar de artesanato, podemos contribuir com algumas ideias para fazer os melhores brinquedos para gatos sem gastar muito dinheiro.

Algumas recomendações

Como fazer brinquedos para gatos

Antes de começar a fazer qualquer tipo de brinquedo para seu gato, seria bom considerar as seguintes precauções:

  • Não inclua objetos com os que o felino possa se machucar, como coisas cortantes ou pontas afiadas.
  • Cuide das unhas do seu bichinho de estimação e evite objetos pesados demais ou coisas que possam prendê-las.
  • Evite fazer brinquedos pequenos demais, que possam ser engolidos acidentalmente.
  • Não use coisas em que você guardava algum elemento tóxico, como por exemplo, garrafas de desinfetante.
  • Evite o uso de papel, se seu gato gostar de comer este tipo de elementos.

Ratos de brinquedo

Fabricar ratos de brinquedo é muito fácil, mas vai depender de sua habilidade na costura. 

Use alguma peça de roupa velha ou até mesmo uma meia e recheie o interior com algodão ou lã e costure bem, tentando conseguir a forma de um rato (um lado estreito e o outro largo).

Você pode até amarrar uma corda e pendurar o brinquedo para captar a atenção do gato quando este se mexer; isso fará com que o felino queira persegui-lo e dará a você um show inesquecível.

Brinquedo rodante

Se tiver rolos de papel higiênico ou de papel toalha, inclusive latas, não os jogue fora.

Recheie-os com alguma coisa que faça barulho, como sementes, bolinhas, etc, e tampe os lados com algum pano ou papelão, assegurando que fique bem selado e sem pontas que possam machucar o seu gatinho.

Agora só resta cobrir o brinquedo com algum pano e deixar rolar, você vai ver como o felino irá correndo pegá-lo.

Bolinhas de pano ou lã

Não é novidade que os gatos adoram brincar com bolas, então… O que acha de fazer uma?

Pode conseguir isso enrolando alguns pedaços de pano até formar uma bola do tamanho de uma bola de tênis. Depois, só resta prendê-la bem e deixar que seu gato brinque com ela.

É muito provável que o animal a desmanche, mas isso fará com que o jogo fique bem mais interessante para ele.

Se você não tiver panos disponíveis pode simplesmente comprar um novelo de lã e dar para seu gato brincar, só que depois terá que lidar com a bagunça.

Caixa surpresa para gatos

Gatos e caixas

Este brinquedo, além de divertido, será um verdadeiro desafio para seu gato. Tente conseguir uma caixa do tamanho do seu gato ou pode ser até um pouquinho menor, como, por exemplo, uma caixa de sapatos.

Coloque dentro dela bolas ou biscoitos, faça alguns furos na parte que ficará para cima, assegurando-se de que os furos sejam o suficientemente grandes para que caibam suas patas, mas não demais para não ficar preso.

Recomendamos usar um copo como guia. As bolas serão mais apropriadas para este brinquedo porque irão aparecer e desaparecer na medida em que o gato tente pegá-las.

Só cuidado para não dificultar demais o jogo, pois o seu bichinho de estimação pode se frustrar ou se estressar se não conseguir pegar a bola.

Vara de pescar para gatos

Uma vara (que pode ser um pau liso, um tubo, um cano, etc.), uma corda ou linha, um brinquedo amarrado na ponta (podemos escolher entre uma bola, um rato de pelúcia, uma pena, etc.). E pronto!

Pendure este brinquedo fácil e divertido em um lugar de difícil acesso, ou manipule a vara para poder brincar com seu gato.

Este brinquedo será um deleite, especialmente para aqueles felinos que gostam de pegar objetos em movimento ou que gostam de pular.