Os melhores repelentes caseiros para afastar os gatos

Muitas pessoas não gostam de gatos e têm medo de outros animais. Existem também aqueles que são alérgicos ao pelo dos felinos. No entanto, há vários tipos de repelentes caseiros para afastar os felinos e que irão te ajudar a deixá-los longe da sua casa ou do parque. Como eles são naturais, não fazem mal nem para os gatos nem para a sua família.

Repelentes caseiros naturais para os gatos

Se você tem um gato “vizinho” que usa o seu jardim como banheiro, ou se você tem em casa cachorros e não quer que eles machuquem outros animais, ou até mesmo se você é alérgico ao pelo desse animal de estimação, talvez você deva provar algum dos seguintes repelentes caseiros:

Alecrim, lavanda e canela

Essas são três espécies de aromas fortes que irão afugentar qualquer gato. As medidas são três colheradas de cada uma a cada 3 copos de água fervida. Misture bem e ponha em um frasco com uma tampa. Tampe e deixe descansar a noite toda. Transfira para outro recipiente utilizando um coador para coar e depois coloque o líquido em uma garrafa com spray. 

Adicione 3/4 xícaras de vinagre e 15 gotas de óleo essencial de laranja. Agite bem para misturar e pulverize nos locais habituais onde o gato costuma aparecer. Não é recomendável que a essência seja colocada diretamente nas plantas.

Eucalipto e limão

Essa mistura possui um aroma refrescante para os seres humanos, mas é um repelente perfeito para os gatos, já que acham o cheiro desagradável. Além disso, o eucalipto é utilizado para afastar os mosquitos. Por isso, é essencial que você tenha na sua casa. Para fazer essa receita você precisa de 1/4 litro de água, 20 gotas de óleo essencial de eucalipto e 10 gotas de óleo essencial de limão (se você não conseguir encontrar, pode usar uma casca de limão).

Você deve simplesmente misturar todos os ingredientes em uma garrafa com spray e pulverizar nos lugares preferidos dele ou dos gatos. Lembre-se que essa mistura pode ser prejudicial para as suas plantas e flores. Não coloque diretamente sobre o animal e muito menos permita que ele o ingira.

Pimenta

Se para os humanos o aroma da pimenta provoca espirros… imagina a reação que pode provocar nos animais, que possuem o olfato muito mais desenvolvido que o nosso. Esse repelente é bastante eficaz. Coloque uma colherada de pimenta do reino moída. Tenha muito cuidado para que o vapor não te faça chorar. Abra as janelas da cozinha enquanto estiver preparando essa essência. 

Deixe ferver por 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar para poder passar para uma garrafa com spray. Depois, pulverize nos lugares ao ar livre onde você já tenha visto os gatos visitantes.

Mais repelentes caseiros para gatos

Além das receitas que indicamos, existem outras técnicas interessantes e eficazes para não permitir que os gatos se aproximem da sua casa:

  • Corte cascas de limão ou de limão-taiti, e espalhe-as por todo o jardim, nos vasos e debaixo das janelas.
  • Coloque um raminho de alecrim em um vaso com água e deixe no lado de fora da sua casa.
  • Ponha café moído usado entre as plantas e onde os gatos costumam aparecer.
  • Espalhe um punhado de cloro em pó (aquele utilizado nas piscinas) por todo o jardim.

Não use naftalina para afastar os gatos porque é um produto muito tóxico, não só para eles, mas também para as pessoas (sobretudo se você tem filhos pequenos). Também não use sprays que contenham a pimenta peruana Ají, pimentão, pimenta caiena ou especiarias similares, já que esses ingredientes são nocivos para a saúde dos animais e podem provocar neles danos permanentes.