Os melhores truques contra o mau cheiro da caixa de areia

Se você tem um gato, provavelmente já sabe como esses animais são muito limpos. Além de gastar grande parte do dia com a própria limpeza, a caixa de areia é o único lugar onde a maioria deles fazem suas necessidades, a menos que eles se sintam aborrecidos com alguma coisa. 

Muitas vezes a caixa de areia exala mau cheiro, e isto pode ocorrer devido a vários fatores. Você pode já ter se acostumado ao cheiro, mas seus convidados podem se sentir incomodados, então daremos a vocês os melhores truques contra o mau cheiro da caixa de areia.

Limpe a caixa de areia regularmente

Tente verificar e limpar a caixa de areia de seu gato diariamente. Isso reduzirá significativamente o mau cheiro.

Se você tiver mais de um gato ou se seu gato utiliza frequentemente a caixa de areia, faça a inspeção e limpeza duas vezes por dia.

Lembre-se que sempre que você limpar a caixa de areia, você deve preencher com mais areia, porque isso vai manter o nível ideal dela e cobrirá os resíduos que não puderam ser removidos.

Limpe a caixa e substitua toda a areia pelo menos duas vezes por mês

Como limpar a caixa de areia

Mesmo que você limpe a caixa de areia todos os dias, sempre haverá pequenos resíduos que permanecerão entre os grãos de areia.

Estes, ao longo do tempo, produzem bactérias que, além de gerar mau cheiro, também podem causar problemas de saúde ao seu gato ou em seus familiares.

Por isso é recomendável que a cada quinze dias você lave a caixa de areia com água morna e sabão – você pode usar cloro para desinfetar mais profundamente – e deixá-la por algumas horas ao ar livre.

Uma vez seca, coloque areia nova. Seu gato vai agradecer e você vai notar uma diminuição no mau cheiro.

Troque a caixa todos os anos

Com o uso, as garras do seu gato vão deixar marcas na parte inferior da caixa de areia.

Estas lacunas são de difícil acesso para a limpeza, por isso vai ser difícil que você consiga uma desinfecção completa do fundo.

É nesses lugares onde se acumulam as bactérias que geram o mau cheiro. Para impedir que isso aconteça, caso você possa, troque a caixa de areia de seu gato a cada ano.

Você não deve jogar a caixa de areia velha no lixo: doe para um abrigo de animais onde estes objetos são sempre bem-vindos.

Experimente desodorantes para a caixa de areia

Como diminuir o odor da caixa de areia

Você pode usar um pouco de bicarbonato de sódio ou desodorante para a caixa de areia de seu gato. Não use muito desodorante, pois é muito provável que seu gato pare usar a caixa.

Tenha em mente que é o cheiro que atrai o gato para a caixa, e se ele não conseguir distingui-lo, talvez ele não venha a utilizá-la.

Você pode pulverizar levemente a caixa de areia com algum produto desodorante toda vez que você limpá-la.

Utilize areias que neutralizem odores

Há muitos produtos que neutralizam odores disponíveis no mercado. Você pode testar um deles para ver qual o seu gato prefere, porque pode acontecer de seu animal de estimação não se sentir confortável com determinado produto.

Há uma variedade de materiais e de preços. Todos os produtos podem ser adquiridos em qualquer loja de animais, eles foram testados e, portanto, são seguros para o seu animal de estimação.

A escolha do seu gato determinará qual areia você deve utilizar.

Coloque a caixa de areia em uma área ventilada

Um dos principais erros cometidos é colocar a caixa de areia dentro de casa para que ela não seja vista.

A única coisa que você consegue com isso é que o cheiro se concentre, tanto na caixa como no lugar onde você colocá-la.

Além disso, se o local não for muito agradável para o seu gato, é bem provável que ele busque outro onde ele se sinta confortável.

Coloque a caixa de areia em um local iluminado e ventilado naturalmente.

No caso de você possuir um terraço, um pátio ou uma varanda, tente proteger a caixa de areia da chuva, porque muitos produtos da areia empedram com a umidade e você poderá ter que jogar o produto fora.

A melhor maneira de manter sua casa livre de odores é com a higiene frequente. Seja em um espaço aberto ou fechado, manter a caixa de areia do seu gato limpa é a melhor solução para os maus odores e possíveis problemas de saúde.