Os perigos da brincadeira de puxar

brincadeira de puxar

As brincadeiras bruscas costumam ser parte da diversão de um cachorro. A forma como eles exploram o mundo e socializam com outros animais e pessoas é através de jogos e brincadeiras. É completamente normal, seguro e saudável que o seu animal de estimação seja um pouco brusco. Entretanto, se ele costuma ir longe demais, pode chegar a ser perigoso.

Os cães devem brincar de forma suave e amável. No entanto, as atividades lúdicas podem tomar um rumo perigoso, se o cachorro começa a morder ou brincar de uma maneira que machuca as pessoas ou outros animais.

Fazer a brincadeira de puxar com o seu cão pode ser muito agradável, mas antes de começar esse jogo, você deve ensinar a ele algumas lições importantes, como aprender a ouvir você e escutar suas orientações quando ele estiver muito animado.

Regras básicas

jogo-de-puxar-2

Seu cão não pode morder o brinquedo antes que você lhe dê permissão para fazê-lo. Ele deve ficar sentado ou deitado esperando que você o convide para brincar. Para iniciar a brincadeira, você pode convidar seu cachorro a morder o brinquedo utilizando uma palavra ou frase especial. Com ela, seu animal de estimação começará a ação que tanto estava esperando.

Seu cão deve deixar de lado o brinquedo quando você pedir que ele faça isso. Ensine-o a se importar com você e com o que você diz. Dessa maneira, você evitará contratempos e poderá diminuir seu grau de excitação. Ao mesmo tempo, evitará que seu animal seja agressivo, fazendo com que ele respeite as regras e desfrute do jogo sem maiores inconvenientes.

Quando fizer a brincadeira de puxar com o seu cão, você deve fazer o possível para desencorajar seu comportamento agressivo. Para conseguir fazer isso quando estiver brincando com ele, use sempre alguns brinquedos, nunca o seu corpo.

Se notar que o cão modificou sua conduta agressiva, então detenha-o. Seu cachorro não quer colaborar com você, talvez ainda seja um filhote e seu caráter seja muito dominante.

Se esse é o caso, modifique urgentemente este comportamento antes que seja tarde demais. Para fazer isso, você deve ensinar a ele certas ordens, através das quais tanto você quanto seu animal de estimação possam brincar e passar o tempo de forma agradável, sem nenhum tipo de risco.

Preste muita atenção e lembre-se: se você está brincando como se fosse uma luta, certamente você estará reforçando o comportamento agressivo do seu cão. Para evitar isso, você, como dono de seu animal de estimação, deve começar sempre a brincadeira. Esse ponto é básico. Para começar, use um brinquedo, talvez escolha um dos seus favoritos, e seja claro com as ordens que der. Se você ordena que ele solte o brinquedo, seu cão deve aprender a lhe obedecer. Se ele fizer isso, você pode premiá-lo com um petisco..

Um erro muito comum é perseguir o cachorro para que ele lhe devolva o brinquedo. Não faça isso. Se você disser que ele deve soltá-lo, ele tem que fazer isso.

Brincar de puxar muito frequentemente pode fazer com que seu animal de estimação se sinta um pouco estressado, especialmente depois de um encontro complicado. Uma das melhores coisas que você pode fazer é deixar que o seu cão descanse um pouco, uns cinco ou dez minutos. Depois você deve indicar que ele se sente ou deite em sua cama, de maneira que ele relaxe e alivie sua tensão.

Aplique estas técnicas com o seu cão

jogo-de-puxar-3

Para os cães, brincar significa exercer domínio sobre outro cachorro, brinquedo ou pessoa. Castrar seu cachorro pode ajudar a reduzir alguns destes impulsos, tornando-o mais dócil e fácil de lidar. Isso pode ser algo a considerar se ele costuma se mostrar muito agressivo com pessoas ou outros animais.

É muito importante que você conheça a linguagem corporal do seu cão, de forma a poder detectar sinais de agressão antes que eles aumentem. A situação pode sair do controle se ele começar a mostrar seus dentes.

Também preste muita atenção se ele estiver na presença de um cachorro menor. Quando os dois estiverem brincando, talvez o cão pequeno possa se machucar.

A mordida do seu cachorro pode se modificar, e não há motivo para que ele seja agressivo. Com pequenos brinquedos, você pode ajudá-lo, e lembre-se de ensiná-lo a morder de forma moderada. Ele também deve aprender que você é o líder, e por isso ele deve obedecê-lo.

Tenhamos em mente que uma mordida errada pode causar um grande dano. É por isso que o animal deve entender quais são as regras, saber os limites e evitar qualquer tipo de acidente.