Os perigos do sobrepeso em cães

A obesidade é um mal que causa diversos problemas nas pessoas, como doenças cardíacas, diabetes, danos nas articulações, entre outros. No entanto, às vezes temos a certeza de que essa condição não afeta nossos animais de estimação e os entupimos de comida sem pensar nas consequências que isso pode causar, como o sobrepeso.

Neste post, vamos falar um pouco dos problemas que o sobrepeso pode causar nos cães e como evitá-lo.

O que é a obesidade

cachorro obeso

A obesidade é um excesso de peso causado por um excedente de gordura corporal, fruto de uma má alimentação, podendo causar doenças cardíacas, ósseas e musculares, além de diabetes. Além disso, a obesidade também pode causar falta de ar ao caminhar ou fazer exercícios e desencadear um estilo de vida mais sedentário, graças à pouca mobilidade.

A obesidade em cães, assim como em humanos, pode ser diagnosticada quando o animal excede em 20% o seu peso ideal.

O sobrepeso excessivo pode causar problemas cardíacos, pulmonares, nas articulações e artrite.

Obesidade canina e os problemas respiratórios

O primeiro problema que observamos em um cão obeso é a dificuldade em respirar. A gordura acumulada no abdômen pressiona o diafragma, dificultando a contração e o relaxamento desse músculo. Por sua vez, o coração terá mais dificuldade em bobear o sangue e distribuí-lo para um corpo que está fora das suas dimensões normais. Com isso, a pressão cardíaca aumenta, assim como o risco de infarto e angina.

Caso o animal tenha que se submeter a uma intervenção cirúrgica, o peso em excesso pode ser um fator de risco, diminuindo as chances de salvar a sua vida. Somado a isso, existem casos de esterilidade e problemas sérios no parto de cadelas ocasionados pela obesidade.

Obesidade canina e claudicação

O excesso de peso pode prejudicar nossas articulações e músculos, já que eles deverão carregar um peso maior do que estão acostumados e acima de sua capacidade. Isso pode provocar rupturas de menisco, tendinite, artrite e diversos outros problemas que podem impedir que o animal tenha uma vida feliz e saudável.

A obesidade também causa danos aos ossos, fazendo com que o animal não caminhe bem ou até sofra com fraturas em alguns deles.

Como resultado, se a obesidade não é prevenida ou tratada corretamente, seu bicho de estimação terá uma esperança de vida menor, já que as consequências do sobrepeso podem ser fatais.

Obie, o cão obeso e com muita força de vontade

Se o seu cão é obeso e você ficou assustado com este artigo ao ler tudo que essa doença pode causar, não se preocupe, existe uma solução.

cachorro obeso

Há algum tempo contamos a história de um cão cujos donos o alimentavam sem parar e sem perceber que o pobre animal estava cada vez mais gordo.

Seu peso era tanto que a barriga quase tocava o chão! Suas patas são curtas, já que é um cão salsicha, e se tivesse continuado com esse estilo de vida, provavelmente teria que rolar no chão para movimentar-se.

Um certo dia, uma amiga da família se deu conta de que essa situação deveria ter um fim e levou Obie a uma médica especialista. Após uma dura rotina de exercícios físicos e alimentação saudável, o cão conseguiu perder 25 quilos. Depois disso, ele foi submetido a uma operação para retirar o excesso de pele e voltou a ser um cão feliz.

Às vezes, o desconhecimento ou a vontade de satisfazer todos os caprichos de nosso cão fazem com que o animal engorde sem parar sem que nos demos conta. Por isso, fique atento à alimentação do seu peludo e permita que ele pratique atividades físicas, necessárias para que seu peso esteja dentro do nível ideal.

Lembre-se que a vida do seu bicho de estimação depende de você!