Os primeiros gêmeos de gorila da África Central

gêmeos de gorila

No mundo há muitas espécies em extinção, os gorilas não são exceção. Por isso nos alegra dar esta notícia tão surpreendente, já que isso nos faz ter um raio de esperança em meio ao perigo que espreita a preservação da espécie. Conheça este simpático par de gêmeos de gorila.

Como dissemos, esta notícia tem a ver com o nascimento de gêmeos de gorila. Só de ouvir já me parece excepcional. Mas nós iremos contar tudo o que sabemos até o momento sobre isso.

Os primeiros gêmeos de gorila

Os gêmeos de gorila nasceram no sudoeste da República Centro Africana. Este tipo de gorilas está em extinção devido à caça furtiva e também pela perda de seu habitat natural.

Isto não é nada novo, pois há centenas de espécies ao redor do mundo que estão na mesma situação, sempre pelo mesmo motivo: o homem.

O dano ocasionado na camada de ozônio faz com que cada vez seja mais difícil para muitas espécies viver em paz, comer e ajudar a viver a suas famílias e, para o nosso horror, muitos continuam prejudicando diversas espécies e as caçando para vender partes dos seus corpos e enriquecer.

Mas melhor voltarmos para a nossa boa notícia, o nascimento destes gêmeos de gorila. A organização internacional de proteção aos animais WWF criou, há 16 anos, um programa de preservação de primatas na África com a finalidade de preservar as diferentes espécies que estavam em vias de extinção.

Assim, quando souberam deste nascimento, sem dúvida todos os que tinham trabalhado durante esses anos todos para tentar manter e preservar a espécie deram pulos de alegria.

A primeira vez que se teve notícias sobre estes gêmeos de gorila foi no parque nacional de Dzaga-Sangha, conhecido como Bai Hokou. Ambos estavam nos braços de sua mãe como qualquer bebê necessita de sua progenitora.

O progenitor, ou o papai gorila, mantinha o olhar fixo neles, os gêmeos de gorila e a mãe, se por acaso alguém se atrevesse a se aproximar para lhes causar algum mal. É surpreendente ver o instinto familiar tão forte que alguns animais têm. E ainda há quem pense que os animais não têm sentimentos.

Qual será do futuro dos gêmeos de gorila?

gêmeos de gorila

Fonte da imagem: http://elpais.com

Claro que o nascimento de gêmeos de gorila pode ajudar a perpetuar a espécie caso eles sobrevivam, o que não parece fácil, devido às condições das selvas africanas.

A caça furtiva, a perda de seu habitat e as enfermidades continuam sendo grandes ameaça na África Central, por isso WWF está lutando através de negociações com o governo para garantir proteção máxima. Parece que a proteção de seus progenitores não será suficiente para estes gêmeos de gorila… infelizmente.

No ano passado, no Congo, ocorreu um outro nascimento de gêmeos de gorila que, até o momento, estão crescendo de forma favorável. O que aconteceu no Congo chamou mais a atenção por ser algo pouco comum, de fato nunca tinha acontecido.

A ambição do homem, de novo, é a culpada por estes belos animais e os gêmeos de gorila estarem em perigo. É que clandestinamente, em seu habitat natural, existem grandes quantidades de um mineral chamado Coltan. O ser humano está fazendo grandes escavações para extrai-lo, pois, além de valorizado ele é necessário para construir baterias para tablets e telefones móveis, sem importar se estas extrações impliquem na perda de uma espécie animal.

Esta questão já não apenas implica no fato dos comerciantes ganharem dinheiro com eles, mas também se refere a todos nós que criamos em nosso interior uma dependência fora do comum para com esses aparelhos.

E o mais triste é que sabemos a resposta que muitas pessoas dariam à pergunta: Prefere um mundo sem tablets e sem celulares ou um mundo sem gorilas? Tem que escolher.

O que você acha que a maioria das pessoas escolheria? Eu certamente prefiro os gorilas, e você? O que escolhe?