Os sentimentos nos animais

sentimentos nos animais

Desde que se tem uso de razão, um dos temas mais debatidos a respeito dos sentimentos é se outros seres, além dos humanos, também os têm, polêmica que chegou a estar em boca de personalidades importantes como Aristóteles e René Descarte, que se posicionava pelo “não” em relação aos sentimentos nos animais.

Entretanto, com o avanço do tempo e da ciência, na atualidade esta opinião é precisamente a minoritária, já que para ninguém é um segredo que existem animais que efetivamente podem sentir tanto emoções como sentimentos, não só para com outros de sua mesma espécie, mas também para conosco.

Por tudo isso, a seguir falaremos um pouco mais sobre os sentimentos nos animais.

Sentimentos nos animais

Para a nossa surpresa e a de muitos, a capacidade de sentir por parte destes seres se divide em diferentes tipos de sentimentos, que são comuns em algumas espécies. Estes são os mais recorrentes:

mulher e cachorro

Amor

Embora isto possa surpreender aos mais incrédulos, o amor não é somente uma quimera própria da literatura, nem algo que única e exclusivamente pode sentir o ser humano, mas ainda que possa pareça incrível, o amor existe também em outros animais.

Um dos casos mais conhecidos é o dos hominídeos, como os chimpanzés, os orangotangos e os gorilas, cujo afeto por suas crias costuma ser algo que vai muito além do normal, por sentirem por elas um amor que faz com que eles cuidem delas de uma maneira que não tem a ver unicamente com questões instintivas ou de simples natureza.

Por outro lado, embora estes animais costumem sempre andar em grupos, é muito comum que desenvolvam muito mais carinho por alguns membros em especial que formam parte do grupo, por isso se estabelece um vínculo entre eles muito similar ao de um humano por algum amigo ou familiar.

Outro claro exemplo é o dos elefantes, e também os dos leões, que costumam sentir muito afeto por alguns de seus criadores, chegando até mesmo ao ponto que quando estes se vão, eles se sentem extremamente tristes e se enchem de muitíssima emoção quando voltam a vê-los.

Medo

Embora isso possa parecer como parte do instinto de sobrevivência do animais, o certo é que este é um sentimento que alguns animais sentem de uma forma muito parecida com a humana, até o ponto de chegarem sequer a se defenderem ou demonstrarem algum tipo de comportamento hostil.

Mas como isso pode ser assim? Embora possa parecer algo digno de filme, algumas espécies, como os elefantes, podem ter pesadelos, que lhes geram um fortíssimo temor e que lhes faz despertar chorando, como se tratasse de uma pessoa comum.

Assim também ocorre em muitos animais, o medo é algo que eles costumam sentir quando são testemunhas de um fato abominável, como o de verem os seus pais sendo assassinados, seja pelo ser humano ou por outras espécies.

Tristeza

Há pessoas que se inclinam à opinião de que os sentimentos nos animais se baseia apenas na tristeza, para validar a posição delas, já que a tristeza é algo que efetivamente muitos animais chegam a sentir em diferentes situações de suas vidas. Estas são as mais comuns:

gatinho

  • Quando são abandonados por seus donos ou por sua família, já que neste tipo de situações se demonstrou que eles, ao se sentirem completamente sozinhos, sofrem uma forte tristeza que, às vezes, pode desencadear inclusive uma depressão.
  • Quando eles sofrem algum mal tanto físico como psicológico – no caso dos animais domésticos – estes seres manifestam sua dor com o choro.
  • Quando morre seu dono é sem dúvidas a situação na qual o animal mais se sente triste, já que muitos deles reconhecem a estas pessoas como uma parte fundamental de suas vidas, chegando até mesmo ao ponto, em algumas espécies, como os cães, de permanecerem com eles inclusive em suas tumbas.
  • Nos cães, outro feito que explora este sentimento é quando o dono se ausenta momentaneamente, já que em muitas ocasiões se estabelece um vínculo tão forte que, o fato do dono não estar no lar durante algumas horas, poderá causar tristeza no animal.

Como podemos ver, não existem dúvidas de que nós não somos os únicos seres do mundo que contam com sentimentos. Os sentimentos nos animais também é algo bastante presente.