O ouriço da terra: informações úteis

Inteligentes como os hamsters, os ouriços da terra são excelentes animais de estimação que fazem com que, cada dia mais, as pessoas os adotem. Podem aprender vários comandos ou ordens e seu temperamento pode ser moldado mediante a interação com o dono. A seguir, convidamos você a conhecê-lo.

Características do ouriço da terra

Características do ouriço

  • O ouriço da terra é um animal de estimação pequeno e leve, que requer quase a mesma quantidade de espaço que um porquinho da índia. São muito silenciosos, portanto é um animal ideal para viver em um apartamento. O único som que você escutará é o de sua roda de treinamento. Este é um objeto que, sem dúvida, não pode faltar dentro de sua jaula.
  • Este tipo de animal não requer demasiados cuidados. Contanto que sua gaiola seja limpa uma vez por semana, será suficiente para que o animal cresça saudável e cômodo. Talvez possa haver um ou outro ouriço que seja mais bagunceiro e que requeira um pouco mais de cuidados. Se assim for o seu, tente fazer com que a sua gaiola permaneça sempre em muito boas condições de higiene.
  • Os ouriços também são animais muito limpos que não costumam ter cheiros estranhos como os furões podem ter. O segredo para isso? Uma dieta saudável e equilibrada. Estes pequenos arteiros também não têm caspa, como pode ocorrer com os gatos, cães ou outros tipos de animais. Nesse sentido, os ouriços são a melhor opção para aquelas pessoas que possam sofrer de algum tipo de alergia.
  • Se você escolher um ouriço como animal de estimação, notará que são animais muito agradáveis e simpáticos. Podem ser uma boa companhia para crianças pequenas ou maiores de 10 anos. Por não serem roedores, eles não têm propensão a morder, roer ou a destruírem.  Não são animais agressivos e, ainda que tenham espinhos, só os utilizam quando se sentem assustados ou nervosos, e o fazem somente para se proteger.
  • Em condições adequadas, os ouriços podem ser uma grande ferramenta para estimular a aprendizagem e costumam ser muito bons como animais de terapia.
  • Em matéria de saúde, é incomum que um ouriço fique doente com frequência. Levá-lo uma vez por ano ao veterinário, para um check-up, já é suficiente.

As pessoas que estão à procura de um animal de estimação exótico se sentem atraídas pelos ouriços, por sua exclusividade, curiosidade e ternura.  Mas, estes pequenos não têm nenhum tipo de aspecto negativo?

O que mais eu devo saber sobre os ouriços da terra?

Características do ouriço

  • Alguns acham que os espinhos dos ouriços podem ser uma desvantagem. No entanto, tudo depende do contato que o dono estabeleça com o animal. Muitos queixam-se de que estes animais não são muito divertidos, mas dependerá de cada exemplar, portanto isto não pode ser generalizado. Comprovou-se que este animal de estimação pode chegar a aprender alguns truques e que costuma ser bastante afetuoso.
  • Sua natureza noturna talvez não ajude muito aqueles donos que costumam estar fora durante todo o dia e querem descansar a noite. De fato, pela manhã e à tarde, eles costumam se e dormir, para despertarem à noite.
  • Dizem que alguns ouriços costumam ter mau humor, mas, igual ao que acontece com o resto dos animais, é pouco provável que seja uma regra. Na verdade, a personalidade dele dependerá de como ele foi socializado.
  • Estes animais são mais felizes durante o calor. Se você vive em uma região muito fria, precisará proporcionar-lhes fontes de calor adicionais, sobretudo em época de inverno.
  • Em alguns países, os ouriços da terra foram proibidos por serem conceituados como exóticos e em perigo de extinção.  Então, antes de adotar a um destes pequeninos, informe-se bem sobre a legislação local que existe a respeito.
  • Como já mencionamos, um ouriço da terra não precisa de muitas horas de atenção e cuidados. No entanto, seu espaço deve estar sempre limpo e tem que conter os acessórios necessários para que ele não se entedie. Para que goze de boa saúde, sua dieta deverá ser baseada em alimentos frescos e, de vez em quando, não há mal algum que você lhe dê um banho.
  • Seu habitat deve estar sempre limpo e em seu bebedouro nunca deverá faltar água fresca.
  • A dieta de seu pequeno ouriço da terra pode incluir insetos, ovos de aves e alimentos especialmente desenvolvidos para este tipo de animais.

Finalmente, os ouriços, assim como qualquer outro animal de estimação, podem ser animais maravilhosos se seus donos fornecerem a eles tudo o que eles precisam para satisfazerem as suas necessidades.