Ouriço pigmeu africano: o ouriço que você pode ter como animal de estimação

Ouriço Pigmeu Africano

Sabia que o ouriço pigmeu africano é um bom animal de estimação para se ter em casa? Mesmo que não pareça, é um pequeno muito amável e carinhoso. Seu nome é um termo descritivo criado pelos criadores. São insetívoros, ou seja, os insetos constituem a maior parte de sua dieta e, por mais que as costas dele sejam cobertas com curtas fileiras de espinho, o ventre é muito gostoso para seus dedos, porque estão cobertos com uma pele muito suave.

O temperamento destes pequenos é bastante agradável, mas quando ele se sente ameaçado, se transforma numa apertada bola espinhosa. No entanto, quando está relaxado, suas pontiagudas extremidades desaparecem.

Características do ouriço pigmeu africano

Ouriço

Graças à criação seletiva, estes ouriços estão disponíveis num amplo leque de cores. São bastante compactos e alcançam um tamanho de 5 – 8 polegadas (12 – 20 cm) de comprimento. Sua expectativa de vida varia amplamente, entre 3 e 8 anos. São animais de estimação que não têm muita manutenção e adoram a interação com os humanos.

Se você procura um ouriço pigmeu africano para ter como animal de estimação, o melhor é achar um criador de renome que crie estes pequenos. Dessa forma, você vai assegurar um bom temperamento do animal. Lembre-se que tem que ser jovem; a idade ideal para adotar deve ser entre 6 e 8 semanas de vida, porque desta forma ele se acostumara mais rápido a ser manipulado.

Escolha aqueles exemplares que têm olhos brilhantes e fossas nasais claras e saudáveis. Sua pele também deve ser saudável. Se você notar secreção ou uma pele um pouco escamosa, tome precauções, talvez o animal esteja com uma doença.

Assegure se que o ouriço se encontre em boa condição corporal, ou seja, que o animal não esteja muito magro nem tenha excesso de peso. Um bom lugar para comprovar é ao redor das patas. Tenha cuidado com os rolos de gordura, pois a obesidade é um problema comum neste tipo de animal.

Se você está pensando em ter mais de um ouriço, o melhor é que eles não compartilhem a mesma gaiola. A maioria deles são verdadeiramente felizes quando estão sozinhos. Se ele tiver companhia, pode não ser muito amigável.

Tudo o que você precisa saber

Ouriço

Um lar adequado é uma das melhores coisas que você pode dar para o ouriço. Quanto maior for, melhor será. Você pode escolher entre diferentes tipos de gaiolas, mas evite aquelas que têm chão de arame, pois com esse tipo de superfície, é provável que o pequeno machuque. 

Uma boa opção é a caixa de madeira, mas não escolha cedro, visto que pode danificar a saúde do seu animal. O pinho, por exemplo, é o melhor. Lembre-se que você também deve incluir uma caixa de areia para que o ouriço faça as suas necessidades. Não utilize areia aglomerante.

Os ouriços adoram se esconder, sobretudo, quando é hora de dormir. Por isso, coloque em sua gaiola uma pequena caixa que sirva como uma espécie de quarto. E também não esqueça de colocar alguns brinquedos. Para evitar a obesidade, nada melhor que uma roda para que ele possa fazer exercícios diários.

Outro ponto que deve ser levado em conta é a alimentação. Durante muitos anos, a comida para gatos tem sido o alimento recomendado, complementando com vermes e grilos. Nas lojas de animais de estimação é possível achar distintas marcas de alimento que geralmente levam todos os nutrientes necessários.

Se você quer que que o ouriço pigmeu africano leve uma dieta com insetos, saia em seu jardim e talvez você possa adicionar algumas pequenas delícias no cardápio do seu bichinho. Eles adoram os vermes, as frutas, os legumes e os grilos.

Além disso, lembre-se que, quanto mais variada for a dieta do seu animal, melhor para a saúde dele. Se você quiser, também pode dar pequenas quantidades de ovo cozido.

Com relação a como você deve manipulá-lo, a maioria dos ouriços não gostam que os abracem. No entanto, adoram escalar por seus dedos e ficar no colo. Lembre-se que quando estão zangados colocam os espinhos para fora. Se você pegá-lo entre suas mãos, notará que ele não te espetará e que, em poucos minutos, tudo voltará à normalidade. Não se preocupe: se você não irritá-lo, ele não terá porque reagir desta forma.

Se seu animal de estimação resistir em receber carinho, você pode envolvê-lo numa folha grossa, até que se costume e não coloque mais os espinhos pra fora.