Como parar com os soluços de seu cão

O soluço também afeta os nossos cães e é tão irritante para eles quanto para nós. Além disso, eles não conseguem resolver esse problema sozinhos e precisam de nossa ajuda. É justamente por esse motivo que daremos a você alguns conselhos que ajudarão a acalmar as crises de soluço de seu cachorro.

O que é o soluço

O soluço é um espasmo do diafragma, que causa muito desconforto em seu animal, da mesma forma que em humanos. No entanto, assim como no caso de pessoas, uma crise de soluços não é preocupante. Entretanto, é essencial que você mantenha a calma e lembre-se de que seu bicho de estimação ficará bem, passando o soluço ou não.

exercicios-para-cães-sedentarios

Os filhotes são mais propensos a sofrer de soluços e, em todos os casos, seja qual for a idade do peludo, os sintomas desaparecerão em alguns minutos.

Ainda assim, se a crise durar mais de 30 minutos, ou se o animal apresentar náusea ou outro sintoma preocupante, o melhor é consultar um veterinário imediatamente.

Como parar com o soluço em cães

Todos já ouvimos o mito segundo o qual os soluços desaparecem depois de um susto. Entretanto, isso não funcionará com nossos amigos de quatro patas, sendo necessário recorrer a outras técnicas. Listamos as mais eficazes logo abaixo.

Brinque com seu cão

Distrair o animal com jogos e brincadeiras é a melhor maneira de fazer com que ele se esqueça do soluço e que os sintomas desapareçam por completo mais rápido do que se imagina. Se isso não resolver o problema, não entre em pânico. Como já dissemos, o soluço não é grave, desde que não seja acompanhado de outros sintomas.

Ofereça comida a ele

O soluço, na maior parte dos casos, aparece depois que o animal come muito rápido, o que muda os padrões respiratórios e causa esse ruído irritante e os pequenos espasmos que tanto incomodam.

Dar ao cão algo de comer pode mudar novamente a respiração, fazendo com que retorne ao estado normal e eliminando o soluço.

Água

A água pode exercer a mesma função dos alimentos, mudando a respiração. Não é à toa que essa é a primeira atitude que tomamos quando nós sofremos com uma crise de soluço. E isso também funcionará com seu pet.

Surpresa

Embora digam que o susto não funciona com os cães, algumas pessoas recomendam surpreender o animal pelo menos uma vez para ver se dá algum resultado. Assustá-lo mais de uma vez somente deixará o cachorro desconfiado de você, piorando a situação.

Exercício

Não existe nada melhor para mudar a respiração do que a atividade física. Saia com seu peludo para correr, caminhar ou qualquer outra atividade que de que ele goste, ainda que seja se jogar em poças de água ou lama. Isso pode controlar o soluço.

Se não resolver, pelo menos o cão estará entretido e se esquecerá dos sintomas irritantes. Quem sabe assim eles não desapareçam?

Banho

banho-cão-2

Foto: Scott Horvath

Não importa há quanto tempo você deu banho em seu amigo, mesmo que tenha sido ontem. Quase nenhum cão gosta de tomar banho e bastará ver você pegando a toalha para ele vai correr e tentar se livrar da água. Esses esforços podem mudar a respiração do animal, conseguindo parar com o soluço.

O soluço nos cães não é um problema tão preocupante a ponto de ser tratado em clínicas veterinárias, mas entendemos que é algo incômodo tanto para o seu animal de estimação quanto para você e sua família. E como você viu neste artigo, é muito simples de resolver, bastando seguir os nossos conselhos.

Lembre-se de ensinar o seu cão a comer mais devagar para que os soluço seja cada vez menos frequente na vida do animal.