Passo a passo da gravidez de uma cadela

A gravidez de uma cadela

Existem muitos aspectos em que nós, seres humanos, somos parecidos com os cães, mas o período de gestação dos cães é muito diferente. Isso não era algo que eu tinha pensado antes, mas é interessante ter mais informações sobre os nossos amigos de quatro patas. Que tal mergulhar com a gente neste mundo de curiosidades?

Seja de um animal ou de uma pessoa, a gravidez é uma das coisas mais bonitas que existe, é a materialização do milagre da vida. Por isso, seja humana ou canina, é sempre um prazer falar sobre a gestação, pois não deixa de ser incrível.

O período de gestação de uma cadela

ecografia de uma cadela

O período de gravidez de uma cadela dura, aproximadamente, 65 dias, com uma pequena margem de erro. Vejamos quais são as suas fases.

Da primeira à terceira semana

1, 2, 3 e… correr! Todos os competidores correm e alcançam sua velocidade máxima, mas apenas um consegue sobreviver e alcançar a linha de chegada. No momento em que isso acontece, quando o espermatozoide fecunda o óvulo, um grupo de células começa a se dividir e a se unir para formar o novo corpo do filhote. Começa o milagre da vida e a gestação de um cão, melhor dizendo, de uma cadela.

Mas espere, outro competidor chega à meta… e mais outro, e outro. Inacreditável! A quantidade de filhotes será diferente em cada raça e também em cada fêmea em particular. Pode chegar até à colossal marca de 8 filhos.

Ao final desse período de 3 semanas, já poderá fazer o primeiro ultra-som, que será capaz de identificar as diferentes parte do novo corpinho.

Da quarta à sexta semana

Este é um dos momentos mais importantes da gestação de um cão, já que as partes mais importantes do organismo do animal começam a se formar: ossos, músculos e medula espinhal, além de todos os órgãos vitais do animal.

É por isso que os cuidados devem ser redobrados, aumentando as visitas ao veterinário, caso seja necessário.

Nesse momento também é possível escutar as primeiras batidas do coração (por volta do trigésimo dia). Não é maravilhoso e incrível que, em apenas 30 dias, um coração possa bater pela primeira vez?

Da sétima à nona semana

Os filhotes estão praticamente formados e absorvem tudo o que necessitam a partir da placenta de sua mãe. Eles já estão desenvolvidos e estão, basicamente, “fazendo um tempo” para engordar um pouco e nascer fortes e saudáveis. Essa é a última fase do processo de gestação de um cão e será também a fase em que todos os detalhes serão finalizados,

A partir de um ultra-som, será possível saber quantos filhotes vão nascer. Isso acontece mais ou menos por volta do 55º dia. Isso irá ajudar na hora do parto, já que, sem saber quantos filhotes foram concebidos, pode acontecer de algum ser esquecido dentro do útero, causando complicações para ambos, mãe e filho.

Chegou a hora: o fim da gestação de um cão

Filhotes mamando

Autor: barbievoltios

O dia tão esperado por todos finalmente chegou e você não pode esperar para ver os seus novos amiguinhos. Está muito disposto a ajudar a mãe a cuidar deles e mantê-los sob sua proteção. Pois bem, agora é necessário preparar tudo para que a mamãe tenha um parto tranquilo.

Escolha um lugar acolhedor e muito tranquilo, onde a cadela se sinta confortável, segura e em paz. Entendemos que talvez essa seja a primeira vez que você e sua família presenciam um parto, mas é recomendável que esteja presente o menor número possível de pessoas ao redor. Isso só irá deixar deixar a mãe nervosa e complicar ainda mais as coisas.

Uma vez que os filhotes estejam fora do que tem sido o lar deles durante a breve vida, você deverá colocar a mãe e os bebês em uma caixa que você tenha cortado com antecedência, para que os filhotes possam sair e entrar com facilidade.

Não deixe que ninguém fique perto dos cachorrinhos, pois a mãe pode ficar agressiva. Traga-os para perto da mãe quando precisem e fique de olho para que todos comam o necessário. Se algum dos filhotes não comer, você pode alimentá-lo com leite para bebês através de uma seringa. Lembre-se que a mãe é dependente de você e, portanto, os filhotes também.