Pegar táxi com seu cão

táxi

Ficamos muito alegres com a notícia de que os animais já podem viajar de metro em muitas capitais mundiais. Hoje, falaremos sobre o exemplo de Madri, na Espanha, que tem diferentes associações de táxis que aceitam cães como passageiros. Porque embora encontrar um táxi tendo um cão não seja uma tarefa fácil, cada dia as coisas estão mais simples, pelo menos na Europa.

“Somos dois, meu cão e eu”

É possível que a resposta a esta frase por parte de um taxista seja: “Sinto muito, não levo cães”. Cada vez é mais difícil encontrar um táxi para uma pessoa. Mas fazê-lo com um cão ainda é mais complicado. Na Espanha, por exemplo, circulam diariamente 66 mil táxis, muitos dos quais não admitem peludos.

A coisa se complica ainda mais se o tamanho do cão o impede de ser colocado em uma caixa de transporte. Olga Martín, uma taxista de Madri, e também dona de um cão, estava preocupada com esta falta de consciência por parte dos taxistas. Ela falou com uma amiga e ambas decidiram formar a eTaxi Madrid. Esta é uma frota de táxis especial, na qual os cães e outros animais de estimação sempre são bem-vindos.

Todos os integrantes da frota amam os animais e também têm um cão como animal de estimação. Em todos e em cada um dos táxis, os cães são bem-vindos. A intenção é fazer com que outros taxistas entendam que um peludo é um amigo, e não uma coisa que estorve em certas situações.

As viagens mais frequentes com cães em táxis

Embora muitas vezes desejemos ir a certos locais com os nossos animais de estimação, provavelmente, um táxi não irá nos levar. Há certas ocasiões em que é imprescindível que o nosso cão nos acompanhe. Por exemplo, se formos levá-lo ao veterinário ou se estivermos indo ao aeroporto para uma viagem.

Conforme conta Olga Martín, estas são as viagens mais frequentes que os táxis fazem com os nossos amigos.

Embora grande parte do transporte público da Espanha aceite animais de estimação, o fato é que, por exemplo, os cães com displasia de quadril ou com baixa mobilidade necessitam do transporte privado para sua motilidade.

E o que acontece quando há uma emergência de noite, por exemplo, e o dono do animal não tem um veículo para levá-lo a um hospital veterinário?

Os taxistas dão diferentes desculpas para não aceitarem cães, embora normalmente afirmem que isso se deve ao tamanho do peludo e à quantidade de pelos. Mas dizem que querer é poder. Os táxis da frota eTaxi têm seus assentos protegidos. Além disso, estão equipados com peitorais e cintos de segurança para cães. Não há nenhum problema em cobrir os assentos com uma capa impermeável.

A eTaxi transformou Madrid em uma cidade mais canina

Embora poucos acreditassem, a eTaxi teve muito sucesso. Foi muita aplaudida por entidades e grandes empresas, como as fabricantes de ração.

A responsável e dona de um conhecido site da Internet que trata sobre cães explica que “é uma iniciativa que faz com que a vida urbana seja mais simples para um cão, tornando a cidade mais humana e ajudando a diminuir o abandono”.

Madri não é a única

evite-que-seu-cao-enjoe-no-carro

Por ser a capital da Espanha, Madri consegue ser pioneira em muitas das grandes iniciativas, embora isso não signifique que seja a única.

Por exemplo, estas são outras cidades que têm táxis e que também aceitam os nossos amigos cães:

  • País Basco. A Rádio Táxi Bilbao tem muitos taxistas que aceitam cães, embora não todos. Se ligar antes e perguntar, eles certamente poderão enviar-lhe um veículo apto para cães.
  • Catalunha. Táxi animais. Esta é uma empresa de táxis especializada em transporte de humanos com animais, assim, se você for sozinho, não a chame.
  • Galícia. Táxi Dog. Assim como a anterior, é uma frota especializada em viagens com cães, totalmente preparada e com uma equipe muito simpática com os animais

Estamos contentes de ver como a cada dia se tomam novas iniciativas que favorecem os nossos animais de estimação e esperamos que no futuro continue havendo maravilhosas notícias como esta.