É perigoso brincar com laser com seu animal de estimação?

laser

As luzes de laser estão na moda e também se tornaram um brinquedo para os animais de estimação. Na verdade, elas parecem um brinquedo inocente para os nossos companheiros. Sejam cães ou gatos, assim que eles veem essa luzinha correr pelo chão, eles não se detém e correm atrás.

Porém, como é óbvio, eles não conseguem pegá-la pois não passa de um reflexo que não se pode agarrar. Mas o que isso pode causar em seu animal de estimação? O laser é mesmo uma brincadeira inofensiva como pensamos, capaz de fazer o nosso animal de estimação se movimentar, ou ele também esconde algum perigo?

As brincadeiras com laser são perigosas para os nossos animais de estimação?

laser

Apesar da fama adquirida do laser também entre os donos de animais, os especialistas em saúde animal asseguram que apesar de eles serem divertidos para os bichinhos, eles também podem causar estragos na saúde do animal.

O fato é que os animais perseguem a pequena luz devido ao instinto caçador inato que eles têm. Mas nem todos os animais são iguais e nem todos os instintos caçadores são o mesmo.

Enquanto há alguns animais que rapidamente se dão conta de que há algo que eles não poderão obter (como uma luz laser) e desistem, há outros que são mais perseverantes e não se deterão diante de nada.

Para o segundo tipo de animal, uma luz laser pode ser potencialmente perigosa, pois ele ficará louco para pegá-la todas as vezes que ver algo deste tipo no chão, no teto ou nas paredes, e fará o impossível para alcançá-la podendo chegar a sofrer inclusive um acidente.

Isto também pode se transformar em uma obsessão que se desdobrará em uma mudança de comportamento do animal, fazendo-o acreditar que há luzes laser em qualquer parte, inclusive quando não há. Isso causará uma situação de estresse constante no animal, algo que colocará sua saúde física e mental em risco.

Segundo o educador canino Sam Basso, há “muitos animais que sofreram danos físicos ou mentais pela luz laser. Ela causou neles um comportamento compulsivo que os incitou a correr pela casa e saltar por todos lados procurando luzes e sombras que nem sequer existem, criando assim uma ansiedade constante que não os permite estar em paz”.

Quando não é perigoso brincar com laser

Embora, como vimos e como certificam os especialistas, a luz laser pode trazer perigos à saúde de seu animal de estimação, quando bem utilizada ela pode ser o exercício ideal e que manterá em forma o seu amigo peludo.

Então, como usar a luz laser de forma correta para não colocar em risco a saúde de nosso animal de estimação?

laser

  • Reforço positivo. Embora não tentemos ensinar nada com esta brincadeira, os prêmios nunca são demais. Quando seu animal conseguir “alcançar” a luz, premie-o com carícias, alguma guloseima ou qualquer outra coisa que ele goste. Isto motivará o animal a correr atrás da luz e fazer exercícios, promovendo assim seu bom estado de saúde.
  • Não mova a luz para todos lados. Já sabemos que ver uma luz correr por todos os lados é divertido, mas que também é estressante para o seu animal de estimação. Centre a luz no chão, ou em uma larga superfície, e faça com que o seu animal de estimação corra atrás dela. Centrar ou correr a luz pelo teto, pelas paredes, ou por outros lugares que o seu animal não pode alcançar, não fará nada além de causar ansiedade em seu bichinho.
  • Deixa-o ganhar. Seu animal deve ter recompensado o seu esforço e isso você conseguirá o deixando ganhar. Quando ele tiver feito o exercício necessário, deixe que seu animal de estimação apanhe a luz e faça com que o feixe desapareça, fazendo-o assim acreditar que ele a agarrou ou, melhor ainda, que a destruiu. Então chegará a calma ao invés da ansiedade.
  • Esconda tesouros. Você pode usar a luz para guiar o seu animal de estimação até algo que tenha escondido ou até algum novo brinquedo que você tenha comprado para ele. Assim, seu animal de estimação fará exercício, será recompensado e não se estressará. Uma ideia genial!