Plantas que ajudam a eliminar as pulgas

 

As pulgas são uma praga que podem chegar a se transformar em algo doloroso para o seu cão. Não são fáceis de eliminar, inclusive às vezes nem sequer os produtos comerciais mais fortes conseguem as aniquilar e tememos que os nossos cães possam sofrer danos pela enorme quantidade de química com a qual estes produtos são fabricados.

Se você mora em algum lugar onde seu cão pega pulgas facilmente, e além disso você não é amante dos produtos químicos, temos boas notícias: há produtos naturais que ajudarão que estes incômodos parasitas fujam do corpo de seu amigo peludo. Você gostaria de saber quais são? Ajudaremos você a reconhecê-las.

Plantas e ervas para eliminar as pulgas

pulgas-cão

Há diferentes tipos de plantas, folhas de árvores e ervas que podem te ajudar neste árduo trabalho.

Eucalipto

São conhecidas as qualidades desta árvore contra todo tipo de insetos e nos alegra te dizer que as pulgas entram nesse grupo. O eucalipto é um aliado perfeito já que seu aroma é muito agradável, pelo menos para nós, já que os insetos o detestam. Se quer eliminar as pulgas de seu cão, o eucalipto será ideal.

Pode consegui-lo em casa de ervas ou supermercados e pode ser comprado fresco ou seco. Faça uma infusão com suas folhas, deixe que esfrie e borrife em seu animal com um spray.

Cedro

Jamais se soube de um móvel de cedro que tenha sido atacado por cupins ou algum outro tipo de inseto. É que o cedro é um fantástico antipulgas.

Como é óbvio que não se pode fazer uma infusão com madeira, nossa recomendação é que ponha pedaços de madeira de cedro em diferentes lugares da casa, especialmente perto de onde seu pet come e dorme. Uma boa ideia seria pôr um pedaço de madeira de cedro embaixo da cama de seu animal, assim se o cão trouxer pulgas da rua, ao se deitar, elas sairão correndo.

Citronela

Faz muitíssimo tempo que se conhecem as funções antimosquitos da citronela. Ela é um pouco parecida com o limão, mas não existe na maioria dos países. Porém, é fácil de conseguir seu óleo ou algum tipo de spray que a contenha.

Possivelmente seu forte aroma cítrico incomode ao seu pet, por isso você pode optar por borrifá-la nos cantos da casa e perto da cama ou da casinha de seu pet. Ela dará um aroma de frescor ao seu lar e é um antipulgas infalível.

Poejo

É um excelente antipulgas. É uma planta muito parecida com a lavanda e que pode ser conseguida facilmente em lojas de ervas. Porém, pode ser tóxica para o animal, assim sendo, não o borrife de forma direta sobre sua pele, apenas em diferentes lugares da casa. Você pode optar por outra planta, deixe o poejo como uma segunda opção.

Nim

Já sabemos que da Índia sempre nos chegam coisas boas, e o Nim não é uma exceção. É uma planta procedente de terras indianas e que se transformou em um meio excepcional de eliminar pulgas. Não é fácil de encontrar, embora você poderá optar por cultivar sementes em seu jardim, se sua cidade for fria, ou simplesmente adquirir o óleo de Nim em alguma loja especializada.

Você deverá aplicá-lo sobre a pele de seu cão para eliminar as pulgas.

Tanaceto

cão-1

Esta planta poderá ser cultivada em casa, já que também é linda para decorar o seu lar e, além disso, servirá para eliminar as pulgas de seu cão. O que mais você poderia querer?

Arruda e artemísia

São plantas conhecidas por serem eficazes na eliminação de pulgas. Suas sementes são fáceis de serem conseguidas e podem ser cultivadas em casa.

Se as plantas não forem o seu forte, você poderá optar pelos óleos essenciais das plantas ou ervas mencionadas e colocar algumas gotas na coleira de seu cão, ou pôr um paninho umedecido com esses óleos perto da cama de seu animal de estimação.

Sempre há opções naturais que podem nos ajudar a manter saudáveis os nossos amigos animais. Dentro do possível, é recomendável evitar produtos químicos sobre a pele de seu animal.