O Pomerânia, um cachorro inteligente, carinhoso e nada agressivo!

Hoje vamos falar de uma raça de cachorro chamada Pomerânia, que também possui outros nomes como Spitz Alemão Anão ou Lulu da Pomerânia. Esta raça é originária da Alemanha, da família dos Spitz e é considerada um cachorro toy, devido ao seu pequeno tamanho.

São cachorros companheiros e se adaptam perfeitamente a espaços pequenos. É uma raça de cachorro muito bonita e atraente, muito alegre, com muita vitalidade e muito inteligente. Por isso queremos apresentar o Lulu da Pomerânia. E aí, se anima em conhecê-lo melhor?

Origem e história do Lulu da Pomerânia

Para conhecer melhor a raça de qualquer animal, temos que saber qual é a sua história e origem. No caso da raça Pomerânia, não poderia ser diferente.

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que Pomerânia é uma região situada ao norte da Polônia e da Alemanha.

Os antepassados desta raça de cachorro chegaram a Europa através desta região, Pomerânia, vindos da Islândia e Lapônia, onde eram cães de trenó.

Porém, os criadores destes cães souberam adaptá-los a vida na cidade. Foi a rainha da Inglaterra quem colocou na moda esta raça de cachorro entre os nobres do país.

Características do Lulu da Pomerânia

O aspecto físico

O Lulu da Pomerânia é uma raça de pequeno porte, com peso em torno de 1,5kg a 3,5kg. Diferentemente de outras raças, o macho é menor do que a fêmea.

O rosto se assemelha com o de uma raposa, com cabeça triangular e com orelhas pequenas e esticadas. Possuem um rabinho característico, que fica em cima da lombar.

Possuem pelos abundantes em duas camadas, a interna é mais densa e suave, enquanto a camada externa é mais áspera e com o pelo mais comprido.

A pelagem pode ser de distintas gamas de cores, como negra, marrom, branca, cinza e até alaranjada.

A forma de ser

O comportamento do Lulu

O Lulu da Pomerânia é ideal para famílias, já que é muito protetor e adora crianças. É um cachorro muito ativo, que se adapta muito bem a qualquer ambiente. É muito reservado com pessoas novas, mas assim que as conhecem, se tornam amigáveis.

São bastante defensivos e estão sempre em alerta, por isso costumam latir diante de qualquer situação; isso pode ser um pouco cansativo, porque costumam latir bastante.

São cães muito inteligentes e bastante obedientes, é por isso que se aconselha adestrá-los desde filhotes. É preciso levar em conta que eles possuem uma personalidade bastante forte, muitas vezes não vão permitir que você os pegue no colo.

Os cuidados com o Lulu da Pomerânia

Em geral, um cachorro da raça Lulu da Pomerânia não precisa de cuidados especiais. Seu pelo deve ser escovado todos os dias, para que não fique com muitos nós.

Também é preciso prestar atenção especial aos banhos, que não devem ser muitos, já que sua pele e pelagem podem ficar danificados. É recomendável também cuidar das orelhas e das unhas, que devem estar sempre bem cortadas.

Eles possuem boa saúde

A saúde do Lulu

 

O Lulu da Pomerânia costuma ter boa saúde, apesar de ser uma raça pequena, não ficam excessivamente doentes, mas há algumas doenças típicas da raça, sobretudo as que tem a ver com os ossos.

Por isso, é conveniente que sempre estejamos atentos a suas articulações, já que são propensos a sofrer de luxação ou da síndrome de Legg-Calvé-Perthes e displasia do quadril.

Como a maioria dos cães classificados como toys, costumam ter cáries muito cedo, desta forma, é indicado escovar-lhe os dentes pelo menos uma vez por semana.

O parto

Os filhotes recém-nascidos da raça Lulu da Pomerânia são extremamente pequenos, por isso é preciso ter um cuidado especial com eles.

As fêmeas costumam parir entre 1 a 4 filhotes. Quanto maior for a ninhada, menor serão os filhotes, por isso possuem menor expectativa de vida.

A gravidez não costuma ser problemática, mas os veterinários podem propor uma cesárea para que não existam riscos no parto.