O Poodle, um companheiro carinhoso

Poodle correndo

É raro encontrar alguém que não conheça esta raça, a Poodle. Talvez nós a associemos com estranhos penteados, focinho alongado ou com o seu belo e suave pelo ondulado.

Seja como for, quando vemos um cão da raça Poodle, nossa reação é sempre a mesma: pensar em quão ternos são. O que você talvez não saiba é que o cão Poodle, também é conhecido por um outro nome: Caniche.

Na verdade, o Poodle é o nome em inglês e Caniche o nome em francês, mais utilizado em países da Europa. São originários da Alemanha e eram propriedade exclusiva de aristocratas e nobres que os utilizavam para recolher as presas de caça que caíam na água.

Talvez isto nos faça entender porquê o Poodle é tão elegante ao caminhar e o porquê de seus extravagantes penteados.

Tipos de Poodle

Existem diferentes tipos de Poodle: grande, médio, anão e toy. Todos têm em comum o pelo suave, orelhas longas e um focinho bem destacado.

Além disso, independentemente do tipo que você escolha, em todos eles você poderá encontrar as mesmas variedades de cores: branco, marrom, negro, cinza, “apricot” (caramelo) e vermelho.

Os anões e toys são os mais procurados já que, ao que parece, as pessoas têm a ideia de que estes são mais ternos e carinhosos. Mas a verdade é que além de seus traços físicos, todas as variedades de Poodle também têm em comum os traços de personalidade.

Este traço comum em qualquer Poodle, seja do tipo que for, é o que faz com que eles sejam extremamente carinhosos. E não é exatamente isso o que queremos quando adquirimos um filhote? Um Poodle não decepcionará você.

O Poodle: carinhoso e empático

Poodle

O Poodle caracteriza-se por ser muito sociável, por isso ele não tardará em amar você incondicionalmente, e também a sua família.

O que você deve saber é que você deve demonstrar esse amor, porque o seu Poodle precisará não apenas sentir que é recíproco, mas também ver essa reciprocidade.

Ele pedirá constantemente demonstrações deste amor, porque é isso o que ele também oferece a você. Com seu comportamento e linguagem corporal, ele demonstrará a você todos os dias o quanto te ama, mas também exigirá que você que faça o mesmo.

Sua personalidade alegre faz com que o Poodle seja uma raça ideal para conviver com crianças, além do mais, o Poodle tem uma enorme capacidade de adaptação às pessoas.

Assim, ele não tardará em se acostumar à personalidade e ao tom de voz de cada membro da família.

Por que dissemos que o Poodle é um cão empático? Porque ele tem uma outra habilidade muito curiosa: ele é capaz de detectar seu estado de ânimo; de fato, o Poodle é extremamente sensível para isso. Assim, ele será capaz de perceber se você está deprimido, nervoso, triste ou decepcionado.

Mas a empatia é mais do que simplesmente reconhecer o que alguém está sentindo. É um sentimento compassivo que impulsiona alguém a fazer algo para remediar a situação pela qual determinada pessoa está passando.

Por isso, seu Poodle irá rapidamente para você, tão logo ele detecte um estado de ânimo não muito agradável, e fará o impossível para fazer você se sentir melhor. Não parece incrível que um cão tenha esta capacidade?

Por outro lado, não são cães escandalosos. Seus latidos não são muito fortes e pelo que vimos até aqui, percebemos que eles não são cães de guarda, mas sim cães que nasceram para amar e para serem amados.

Seu Poodle sempre responderá aos seus chamados. Será obediente, leal, sempre disposto aos carinhos (tanto para recebê-los como para dá-los), ficará louco sempre que te ver, se deitará aos seus pés quando você estiver sentado e permanecerá junto a sua cama quando você estiver dormindo.

E quem não gostaria de ter um amigo assim?

Eduque-o

Poodle correndo

Talvez você tenha conhecido algum Poodle que pareça agressivo ou malcriado, mas isto é uma exceção. A raça Poodle é uma raça de cães muito inteligentes e muito fáceis de se educar.

Se você se esforçar um pouco para lhe ensinar o que quer que ele faça e o que não quer, conseguirá resultados incríveis e isso não alterará em nada a sua grande capacidade de amar e de demonstrar seu carinho.