Poodle, um companheiro leal e carinhoso

Inteligentes e elegantes, a raça de cães Poodle caracteriza-se por apresentar penteados extravagantes, por serem muito carinhosos e incansáveis trabalhadores. Adoram a água e são grandes caçadores de aves aquáticas, na verdade seu nome deriva da palavra inglesa “pudel” ou “pudelin”, que significa salpicar na água.

Quando e onde aparece a raça Poodle?

poodle-2

O Poodle é uma das raças mais antigas de cães.

A maioria dos historiadores coincidem em que ela é originária da Alemanha e que logo se tornou uma raça diferente na França.

A raça é conhecida como resultado do cruzamento entre vários cães de água europeus.

Embora outros historiadores acreditem que um dos antepassados do Poodle seja o cão africano Barbet, que foi importado para a Península Ibérica.

Depois, a raça chegou à Gália onde foi utilizada por suas habilidades de caça.

Também acredita-se que os Poodles sejam descendentes de cães pastores da Ásia, e que depois viajaram com as tribos germânicas Goth e Ostrogodos para se converterem em cão de água.

Seja qual for sua origem, trata-se de uma raça muito antiga.

De fato é possível vê-lo ilustrando e enfeitando artefatos e tumbas egípcias ou romanas que datam dos primeiros séculos antes de Cristo.

As versões menores do Poodle, como o Toy, foram originadas para agradar a burguesia parisiense.

Serviam como um complemento da nobreza e riqueza que alguns comerciantes da época podiam ostentar.

Na verdade, durante o Renascimento, alguns proprietários estavam acostumados a levar seus pequenos poodles dentro das grandes mangas de camisa.

Por outro lado, o Poodle padrão era usado para a caça de patos, enquanto que o miniatura se destacava por seu agudo sentido do olfato para detectar trufas no bosque.

Os cães poodles também eram usados em alguns circos para fazer truques. Ali, se costumava vesti-los com chamativos trajes para montar cenas graciosas e de obediência.

Características

poodle-3

Existem três tamanhos de Poodle; toy, miniatura e padrão. O último é o mais antigo das três variedades e está acostumado a ainda ser usado, em muitos países, para trabalhar como um cão perdigueiro na água.

O Poodle Toy mede 25 centímetros de altura, o Poodle miniatura encontra-se entre 11 e 15 centímetros de altura e o padrão mede mais de 25 centímetros.

Entretanto, além do seu tamanho, são reconhecidos por sua personalidade brincalhona, grande inteligência e agilidade.

Além disso, ele se destaca nos esportes de rendimento e provas de caça.

O treinamento de obediência é essencial para manter ativa a mente de seu Poodle.

Passeios regulares e brincadeiras em família são parte das necessidades que esses refinados cachorrinhos precisam suprir.

Esse tipo de raça, que apresenta distintas cores como branco, cinza, prata, marrom, café com leite ou negro, tem seu cabelo encaracolado e denso. A textura da pelagem do Poodle é única; é possível cortar, pentear, tosar ou manipulá-la das mais diversas formas.

Para que um Poodle se veja belo e saudável, ele precisa de muitos cuidados e, nesse sentido, a manutenção da sua pelagem é essencial.

A maioria dos donos costuma levar seus cães a um cabeleireiro profissional, uma ou duas vezes por mês. Mas se você quiser economizar, pode aprender a cuidá-lo você mesmo, mas isso requer tempo e esforço.

Muitos Poodles costumam ter os olhos chorosos e manchar o pelo ao redor. Para reduzir essas manchas, é aconselhável limpar suavemente o rosto de seu bichinho todos os dias.

Para isso, você pode usar uma toalhinha sem álcool ou um pano molhado em água morna.

Una raça leal

Inteligentes, carinhosos, leais e levados são algumas das palavras que caracterizam a personalidade desse tipo de raça.

Eles gostam muito estar com gente, são cães altamente treináveis e grandes protetors do lar.

Se adaptam muito bem a diferentes tipos de espaços, casas ou apartamentos.

Mas preferem viver no interior da casa, com a família, especialmente se forem do tipo Poodle Toy ou miniatura.

O Poodle é um companheiro maravilhoso para os meninos e meninas, mas como as crianças não sabem como lidar com um cão, elas podem ferir um Poodle Toy ou um miniatura, acidentalmente.