Por estas razões, adotar um pet mudará sua vida

adotar um pet

Adotar um pet ou ter um em casa é uma grande responsabilidade. Nosso novo amigo se transforma automaticamente em um membro a mais da família, do qual deveremos cuidar em todas as suas necessidades básicas de alimentação, lazer e saúde.

Ao tomar a decisão de adotar um animal para nossa casa, há duas opções: adquiri-lo em alguma loja especializada em pets ou se aproximar de algum abrigo, onde se pode encontrar algum pet abandonado.

Comprar ou adotar um pet ?

Na aparência, a melhor opção seria comprar um “novo” cão, um filhote que tivesse seu certificado de autenticidade de raça, o cartão de vacinas completo e outras garantias que oferecem as lojas de pets.

Entretanto, os animais não são objetos sem vida, mas sim seres com direitos que devem ser respeitados. Ao adotar um pet abandonado, daremos uma nova oportunidade de vida para ele. Mas também é uma nova vida para nós, porque nos enche de alegria e faz com que nos sintamos plenos.

Os pets que adotamos recebem uma nova oportunidade em sua vida, um presente, e nos mostrarão sempre sua gratidão.

adotar-um-cao-adulto

Muitos animais estão em abrigos e não estão doentes, nem raivosos, nem tristes e nem têm uma personalidade ruim. Esses centros se encarregam de reabilitá-los para que possam se integrar normalmente a uma vida familiar. Na maioria dos casos, só são bichinhos que necessitam de um pouco de amor e de atenção.

Cada vez há mais lugares e organizações em nosso país e no mundo onde se pode facilmente adotar um pet. Também existe a opção de encontrar um cão ou gato na rua que necessite de ajuda.

Que raça adotar?

Ao contrário do que estamos acostumados a pensar, as raças mestiças são muito melhores do que as raças puras, pois, assim como na natureza, essas misturas fazem com que as novas gerações venham com mais força e melhor adaptação às doenças próprias dos animais. Isto faz com que a expectativa de vida dos cães de raças diversificadas seja maior.

É interessante ter um animal, cão ou gato, de uma raça pura. Com eles, desfrutaremos de todos os detalhes dos padrões da raça. Mas um animal mestiço também pode nos fazer muito feliz. Também supõe um fator diferenciador em relação a outros donos de cães, por exemplo. Um cão mestiço é único e não haverá dois como ele.

Além disso, o fator econômico é outro ponto a favor, pois os custos de se adotar são muito menores comparando-os com os de comprar um filhote; inclusive há abrigos onde os cães são entregues grátis, com seu quadro de vacinas completo, e esterilizados, o que reduz significativamente os gastos iniciais.

Benefícios de se ter um pet em casa

Adotar um pet supõe uma responsabilidade adicional de cuidados. Mas um pet em casa nos traz benefícios que nem sequer conhecemos, como é o caso dos seguintes:

  • A proteção, pois caminhar com um cão ou tê-lo um em casa é um importante fator de proteção contra roubos, assaltos, ser vítima de delinquência, etc.
  • O efeito relaxante. Está demonstrado que as pessoas que têm um pet apresentam menor incidência de baixa pressão arterial.
  • Os donos de pets costumam apresentar níveis inferiores de triglicérides e colesterol.
  • No caso das crianças, a companhia de pets (em especial cães) ajuda-lhes a se adaptarem melhor durante a enfermidade ou morte de um dos pais.
  • Para aquelas crianças com problemas de socialização, autismo, síndrome de Down, etc., ter um pet conduz a uma autoestima positiva para eles e melhora o desenvolvimento cognitivo nestes pequenos.

adotar-filhotes

  • A presença de um cão durante um exame médico realizado em uma criança reduz o estresse no pequeno.
  • Foi comprovado que os donos de pets sofrem de menos problemas de saúde, física e psicológica. Por exemplo, ter um animal de companhia pode reduzir a taxa de mortalidade em ataques do coração, em média, em 3%.
  • Os pets desempenham muitas das funções de apoio e suporte que um humano desempenha para adultos e crianças.
  • Para os idosos, os pets em asilos incrementam as interações sociais e verbais.
  • Os donos de pets têm melhor condição física devido ao exercício que realizam ao brincarem ou levarem o pet para passear. Além de ser uma eficaz ferramenta contra o estresse diário.
  • Ao se ter um pet em casa, uma alta percentagem de famílias pesquisadas reportaram que aumentou a felicidade na família depois de terem adotado um animal de companhia.