Por que alguns cães têm sede excessiva?

Existem raças que são mais propensas a beber água em maior quantidade que outras. Também existem fatores externos que ajudam nesse comportamento, como a temperatura, o sol, a prática de atividade física ou a alimentação. Você quer saber por que alguns cães têm mais sede que outros? Se o seu peludo faz parte do grupo de bebedores compulsivos, este artigo é para você.

Quanta água meu cão deve beber para não ter sede?

Pode ser muito difícil determinar quanta de água o seu animal de estimação ingere, já que é provável que ele desperdice uma boa quantidade do líquido por causa da forma como ele bebe (e se pensarmos bem, não deve ser muito fácil).

Na maioria dos casos, os cães precisam de meio litro de líquido por quilo de peso corporal diariamente para se manterem hidratados. Isso pode parecer muito se, por exemplo, o seu pet pesa 10kg… ele teria que beber aproximadamente 5 litros! No entanto, parte da água pode estar presente na comida do animal.

cao_bebendo_agua

Quando são recém nascidos e estão na fase de lactação, o leite materno também conta como líquido. E se o animal é muito ativo, certamente terá que aumentar a quantidade de líquido ingerido.

Se nós humanos já custamos a cumprir a ingestão diária de água ideal para o nosso organismo… não é difícil entender por que esquecemos da hidratação de nossos peludos. Se soubéssemos que esse líquido evita muitas enfermidades e o mantém saudável, talvez prestássemos mais atenção à hidratação do nosso cão.

Mas não é apenas o peso corporal do cão que determina quanta água ele deve tomar e em qual momento terá sede. A alimentação também possui muita influência: se o animal come alimentos secos, necessitará de uma menor quantidade de líquido que se comer alimentos enlatados; se ele consome comida caseira com sal (um erro muito comum), precisará de mais líquido.

A idade do animal é outro fator importante (os filhotes precisam de 1/2 copo de água a cada duas horas e devemos “lembrá-los” de beber), assim como a prática de atividades físicas.

Se você tem um cachorro muito ativo, que sai para passear todos os dias ou corre com outros animais, aumente a quantidade de água que ele bebe. Por último, alguns medicamentos e tratamentos para doenças específicas podem exigir uma ingestão maior de líquidos.

Por que o meu cão está sempre com sede?

Toda vez que ele vê um pouco de água se desespera como se estivesse em um deserto. Quando você enche o bebedouro, ele o esvazia em questão de minutos e pede por mais… o que está acontecendo com ele? A seguir, conheça algumas razões para a sede excessiva:

Desidratação

Os animais, assim como as pessoas, sentem mais vontade de beber água nos dias mais quentes do verão. Se somarmos a isso o fato de que nosso mascote pode estar sem ingerir líquido há várias horas, talvez ele esteja desidratado. Entre os sintomas de desidratação estão língua e gengivas secas, letargia, respiração ofegante e gotas de saliva caindo pelos cantos da boca.

Tenha cuidado nesses casos, já que, ao dar água para o cão, ele irá tomá-la toda de uma vez, o que pode causar mal-estar e vômitos. O melhor é oferecer o líquido aos poucos (2 colheres de sopa a cada 10 minutos).

Doenças

Quando os cães bebem mais água que o normal, pode ser um sinal de que algo em seu organismo não está funcionando corretamente. Na maioria da vezes isso é causado por desequilíbrios nos rins e no fígado.

Níveis baixos de cálcio no sangue também podem levar o animal a ter sede excessiva.Outras patologias que causam esse sintoma incluem a Síndrome de Cushing, doenças hepáticas, câncer, infecções, problemas renais, febre e diarreia.

No caso da diabetes, além de beber mais água, o cão produzirá mais urina e irá comer mais (ele terá um apetite voraz e engordará rapidamente). À medida que a doença progride, o animal terá mais e mais sede.

Medicamentos

cao_branco_tomando_remedio_mulher

Um dos efeitos colaterais mais frequentes no uso de medicamentos em tratamentos veterinários é o aumento substancial da sede. Os remédios que o médico receitou podem alterar a quantidade de água que o animal precisa beber ou a sensação de sede que ele experimenta.

Entre os remédios que deixam os cães com mais sede estão os anti-inflamatórios (para doenças como asma, alergias e inflamação intestinal), para insuficiência cardíaca e para convulsões.

Alimentação

Como já foi dito, a dieta do cão pode determinar se ele terá mais ou menos sede. Preste muita atenção aos ingredientes da comida que você oferece a ele, já que muitas marcas de má qualidade agregam sal e corantes com sódio à ração.