Por que alguns cães viram a cabeça quando as pessoas falam?

Cães

Se você é dos que falam com seu cão, identificará imediatamente que há momentos na “conversa” em que seu cão começa a mexer a cabeça com um adorável gesto de confusão. O gesto é bastante doce e têm varias explicações. Compartilhamos um pouco sobre o porque alguns cães viram a cabeça quando você fala com eles.

Embora, na maioria dos casos, este comportamento se deva a uma resposta diante da nossa voz ou a outra classe de estímulos, pode ser um indicador de doença, mas não se alarme ainda. Vejamos primeiro qual é a relação entre esse movimento e os estímulos que sua voz produz nele.

Resposta a sua voz

De um modo geral, não é uma realidade científica, a maioria dos especialistas em comportamento animal coincide em afirmar que os cães viram sua cabeça quando você fala com eles para deixar um dos ouvidos mais perto de você, e poder escutar mais atentamente.

Isso acontece porque a audição do cão depende, em grande parte, da quantidade de ar que entra pelo canal auditivo. Por isso, os cães com canais auditivos estendidos, geralmente, têm este sentido muito mais desenvolvido que seus amigos com canais mais estreitos.

Igualmente, pode ser devido ao cão estar tentando reconhecer as palavras que você fala. Os cães não entendem o significado específico de uma palavra, mas podem relacionar algumas com uma ação em concreto (por exemplo, a ordem de “não” ou a ordem de “sentar”).

Por isso, o animal pode estar atento para seguir uma das suas instruções.

Atenção aos sons desconhecidos

Cachorro inclinando a cabeça

  • Além de estar prestando atenção no que você está falando, o sensível ouvido dos cães lhe permite ficar atento a uma grande variedade de sons que estão ao redor dele.
  • Muitas vezes, ao inclinar a cabeça desta forma, eles podem compreender melhor a origem de um som.
  • Os cães são extremamente curiosos, esta é uma das principais amostras de inteligência, assim eles tratarão de identificar qualquer classe de alteração que seja produzida ao seu redor.

Como condicionamento

Existe uma turma importante de especialistas em comportamento canino que se inclinam a pensar que, em muitas ocasiões, isso corresponde a um condicionamento criado por nós. Se quando o cão, por algum motivo, vira a cabeça e recebe atenção extra ou alimento, ele terminará assimilando essa atitude com uma recompensa.

Esse tipo de condicionamento é alcançado através do reforço positivo, que é um dos métodos mais usados pelos treinadores e também um dos mais efetivos.

Para te ver melhor

Cachorro bebendo água

  • Uma vertente diferente diz que este curioso comportamento não está ligado ao ouvido, nem muito menos ao condicionamento, mas que se deve a um problema de visão.
  • Devido à forma em que o focinho está posicionado nos cães, estes animais devem olhar para cima para prestar atenção nos donos, uma boa parte do rosto de seu “interlocutor” devido a posição do focinho gera um ponto cego.
  • No entanto, os cães viram a cabeça com a fim de evitar este ponto cego e ter uma melhor visão do rosto do dono.
  • Uma boa forma de dar conta de como funciona este fenômeno é colocando um punho fechado sobre nosso nariz e depois observar um objeto localizado em um ponto alto. Você verá como a visão se limita. Agora, vire a cabeça para um lado e terá uma imagem mais clara do objeto.

Problemas com o ouvido

Esse é um comportamento que muitos cães têm em alguns casos é sinal de doença, especialmente quando vêm acompanhados da seguinte sintomatologia:

  • O cão fica irritado e não para de mexer a cabeça;
  • Tem irritação na parte interna da orelha;
  • Apresenta uma acumulação excessiva de cera;
  • As orelhas sangram, têm protuberâncias ou outra classe de anomalias;
  • Caminha em círculos, têm desorientação;
  • Têm dor nas orelhas ou na cabeça;
  • Não obedece quando você o chama, perda de capacidade auditiva;

No caso do seu cão apresentar estes sintomas, o melhor é levá-lo ao veterinário para que possa descartar as possibilidades de doença ou tratar se for preciso doenças como a otite, inflamação o algum problema congênito que tenha o animal tenha.