Por que é tão importante a hidratação do seu animal de estimação?

Por que a hidratação é tão importante

Dentre todos os aspectos do seu animal de estimação que você deve estar atento, um dos mais fundamentais é a hidratação, já que ela pode ser determinante para o seu estado de saúde.

Com relação a esse fato, neste artigo iremos nos aprofundar neste tema que é tão importante.

Consumo e liberação de água

Em primeiro lugar, é importante assinalar que como não contamos com organismos similares, o processo de sudorese dos animais é completamente diferente do nosso, sobretudo no caso dos cães, cuja capacidade de eliminação das toxinas através da pele se encontra totalmente limitada devido às almofadinhas que possuem debaixo das suas patinhas.

Esse fato faz com que a única forma que sobra para eles poderem eliminar os líquidos da sua pele seja através da urina. Por isso, acaba sendo fundamental que a água que você dá ao cãozinho se encontre no melhor estado possível, já que, caso contrário, o seu bicho de estimação poderá sofrer alguns danos que poderão prejudicar a sua saúde. 

Cachorro bebendo água

Para conseguir isso, iremos apresentar algumas recomendações que serão muito úteis para você:

  • Procure oferecer-lhe água em um recipiente grande, pois dessa forma a sua hidratação será completa e você evitará que ele continue com sede depois de beber toda a água, e esse é justamente um dos problemas mais comuns quando o recipiente é pequeno.
  • Nos dias de mais calor ou quando for a época do verão, é imprescindível que você sirva esse líquido vital em um lugar que tenha sombra, já que quando o seu animal de estimação sente muita sede, ele pode ter problemas se ingerir água quente.
  • Sirva o recipiente em um ambiente fechado, pois dessa forma você irá evitar que o líquido se contamine com as bactérias que costumam existir ao ar livre.

Além disso, é fundamental que o recipiente esteja em perfeitas condições e que você mude com regularidade a água velha por uma água nova.

A hidratação é vital para saúde

Se você está se perguntando o porquê disso ocorrer, só é preciso lembrar que 60% do peso total de um gato adulto e de um cão é composto por água, e, por isso, a importância da hidratação consiste em um dos numerosos benefícios que auxiliam na saúde dos nossos animaizinhos.

Além disso, a água representa o elemento mais importante que permite que o bicho de estimação possa executar de forma adequada todos os processos que ocorrem em seu organismo, os quais são fundamentais para o seu desenvolvimento físico e mental, além de serem aqueles que determinam o crescimento e as suas defesas contra os diversos tipos de doença.

Agora que sabemos sobre a importância da hidratação para a saúde dos animais, a seguir iremos apresentar uma série de recomendações para que o seu animal de estimação se mantenha hidratado de maneira adequada:

  • De forma geral, a quantidade de água suficiente para qualquer animal depende do seu peso, sendo que o ideal é 60 mililitros por quilo. No entanto, esse número costuma aumentar quando existem temperaturas altas, já que nesse contexto é comum que o bicho de estimação possa se desidratar com mais facilidade.
  • Os animais que são filhotes ou aqueles que contam com idades avançadas são os que mais podem sofrer de desidratação. Por isso, você deve prestar muita atenção se esse for o caso.
  • Toda vez que você for levá-lo para passear, procure levar uma garrafa de água limpa e fresca para que a sua hidratação seja adequada.
  • Caso seja um dia em que esteja fazendo muito calor, reduza a quantidade de tempo dos exercícios.
  • Se você for viajar ou ficar muito tempo longe, faça algumas pausas para oferecer água ao seu animal de estimação. 
  • Nunca deixe o animal trancado em um carro sem ventilação.

Se você cumprir esses pequenos conselhos, o seu animal de estimação sempre estará bem hidratado. 

O que fazer se o meu animal de estimação não quiser beber água?

Gato em fonte de água

Esse é um problema bem incomum que costuma ocorrer mais com os cães, por isso, iremos dar algumas dicas que você poderá utilizar e que ajudarão a solucionar essa situação:

  • Compre uma fonte de água para ele. Procure que ela esteja sempre limpa e descalcificada.
  • Alimente-o com uma ração leve.
  • Prepare para o animal um delicioso caldo de carne e verduras sem sal, pois o líquido irá hidratá-lo.
  • Caso nenhuma das recomendações anteriores funcionem, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Como você já deve ter notado, a hidratação é uma coisa muito importante para que o animal de estimação leve uma vida saudável.