Por que não se deve tingir o pelo do seu bichinho?

Há alguns anos, a ostentação chegou também aos nossos animais de estimação. De fato, pode-se conseguir qualquer coisa para eles.  Roupa, coleiras, óculos de sol e, inclusive, diamantes estão arrasando no mundo animal. No entanto, uma nova tendência muito prejudicial está na moda: tingir o pelo do animal de estimação.

Muitos dirão: Se, para os humanos, tingir o cabelo já é prejudicial, imagina então para os nossos animais de estimação? Existem várias opiniões sobre esse assunto, mas neste artigo iremos falar sobre as razões pelas quais você não deve tingir o pelo do seu animal.

Razões para não tingir o pelo do seu animal de estimação

gato-rosa

Estresse

Somente o processo de tintura, lavagem e secagem irão levar mais de uma hora e meia. Ter alguma coisa em seu pelo pode criar impotência no animal e, só o processo em si pode ser desagradável e estressante.

Será que gostaríamos de passar um momento ruim com o nosso animal de estimação sem necessidade? É algo a se pensar…

Alergias

Embora existam tintas especiais para animais de estimação e um bom profissional saiba como tingir o pelo do seu pet, alguns produtos podem gerar alergias. Isso é bem comum de acontecer. Assim como acontece conosco, algumas tinturas podem gerar a proliferação de alérgenos. Isso também pode ser o caso dos animais.

Por isso, se a pele do seu animal for sensível, ou se ele ainda for um filhote, é melhor evitar fazê-lo passar por esse momento estressante que pode provocar inchaço, coceira e comichão.

Intoxicação

Embora haja tinturas para os animais, feitas especialmente para eles, elas contêm elementos químicos que podem intoxicar o seu animal de estimação. Você conseguiria controlar o seu cão para que ele não lamba a parte pintada do seu pelo? Imagina só o dano que você poderia causar no bichinho que ingerir, mesmo que seja bem pouco, algum desses componentes químicos.

Se você não quiser assumir nenhum risco, é melhor desistir dessa ideia de tingir o pelo do seu animal de estimação.

Esconde o seu cheiro

O odor corporal dos cães é muito importante para todos os aspectos da sua vida. A tintura química só iria camuflar esse odor e dificultaria as relações com outros cães.

Além disso, da mesma forma que o nosso cabelo faz parte da nossa personalidade, o mesmo acontece no caso do seu animal de estimação. Por isso, deixe que o seu animal tenha a sua própria identidade, sem nada artificial.

Como tingir o pelo do seu animal de estimação de forma segura

Se depois de analisar todos esses pontos, você continua convencido de que quer tingir o pelo do seu animal de estimação, certifique-se de fazê-lo de maneira segura.

O mais recomendável é usar corantes alimentícios, pois eles não irão machucar o seu animal de estimação caso ele lamba o pelo ou entre em contato com a pele. 

Você irá precisar misturar o produto com água em temperatura ambiente. Nunca use água quente ou muito fria.

cão-banho

Se além de seguro você quer ver o seu animal bem bonito, assegure-se de que todas as partes que você deseja pintar estejam molhadas. Para ajudar nessa tarefa, você poderá usar um pente para espalhar o produto.

Lembre-se de que estamos falando de corantes alimentícios e, por isso, sob nenhuma circunstância você deve pintar o seu animal com tintas para pessoas ou qualquer outro produto que não seja especialmente indicado para animais de estimação.

Embora saibamos que você gostaria de tingir o pelo do seu animal de estimação para que ele fique dentro da moda como você, não devemos nos esquecer de que a segurança e o bem-estar dos nossos amigos deve ser sempre a prioridade em qualquer tipo de decisão que tomemos na vida deles.

No entanto, pense bem nos prejuízos que tingir o pelo do seu animal de estimação podem trazer. Lembre-se de que sempre devemos levar em consideração os seus sentimentos, a sua saúde e o que for melhor para eles.