Por que o focinho do meu cão sangra?

Por que o focinho do meu cão sangra?

A hemorragia nasal em cães, também conhecida como epistaxe, embora não seja comum, pode acometer qualquer animal. Na maioria dos casos, as causas do sangramento não são graves e é algo facilmente tratável.

Causas do sangramento nasal em cães

Se o seu cão apresentar hemorragia nasal, não entre em pânico. Como você verá, as causas que iremos listar abaixo não são grandes e podem ser tratadas. De qualquer forma, não perca tempo e procure um veterinário.

nariz seca em cachorro

  • Coagulopatia. Pouco comum, essa doença dificulta a coagulação do sangue, ocasionando hemorragias no nariz.
  • Lesões. Um golpe, acidente ou alguma lesão interna pode causar sangramentos nasais em seu cão.
  • Enfermidade. Alguma doença não descoberta, como um câncer, pode ser a causa dos sangramentos nasais em seu cão.

O veterinário deverá investigar a causa das hemorragias nasais no focinho de seu animal de estimação.

Diagnóstico das causas do sangramento nasal

A primeira coisa que o veterinário irá fazer é uma análise de glóbulos vermelhos para saber se o seu cão apresenta uma baixa contagem desse tipo de célula e como resolver o problema. O profissional também pode solicitar um teste de anemia para determinar os danos provocados pelos sangramentos.

Serão feitos exames de sangue para conhecer o número de plaquetas, análises de urina e testes especiais para verificar se o seu cão apresenta alguma doença óssea.

Se necessário, outros exames podem ser solicitados para saber se os sangramentos são causados por traumas não perceptíveis.

Tratamento para hemorragias nasais

Somente em caso de hemorragias causadas por coagulopatias é que o seu cão será hospitalizado. Durante a internação, o animal receberá medicamentos coagulantes mais apropriados a ele.

Em todos os outros casos, o cachorro pode ser facilmente tratado. No entanto, uma transfusão de sangue pode ser necessária caso ele apresente anemia ou outra causa externa à coagulação. Mas não se preocupe, geralmente o cão pode voltar para casa após o procedimento.

Sangramentos ocasionados pela presença de tumores nas fossas nasais exigem tratamentos diferenciados.

É possível recorrer à cirurgia, embora o veterinário possa considerar que isso não é necessário e iniciar a radioterapia para reduzir e eliminar os tumores. De qualquer forma, o cão deverá permanecer internado por alguns dias em um centro especializado.

Um caso não mencionado anteriormente, por ser pouco comum, é a infecção por fungos nas narinas. Em alguns casos, o tratamento também envolverá uma cirurgia e a administração de medicação por via nasal.

O que faço se o nariz de meu cão sangrar?

focinho cachorro

É muito importante, até mesmo vital, para seu cão que não faça uso de medicação, sob quaisquer circunstâncias, mesmo quando prescritas por um veterinário.

Isso pode causar sérios problemas para o seu animal. Não adianta seguir o conselho de outras pessoas, mesmo que o seu peludo tenha apresentado o mesmo problema. Cada caso é único e sangramentos nasais são uma emergência médica. Não perca tempo perguntando e procurando por conselhos. Pegue um guardanapo ou pano seco e coloque-o no focinho do animal e corra para um veterinário. Você também pode fazer um tampão de algodão embebido em água oxigenada e colocar no nariz do cachorro.

Nestes casos, o melhor é não perder tempo e deixar que um profissional avalie o seu amigo para evitar que os problemas aumentem.