Por que o meu cachorro gosta de morder os meus sapatos e como solucionar esse problema

Cachorro gosta de morder sapatos

Acontece que um dia você chega em casa e descobre que o seu adorado bicho de estimação tirou aquele dia para fazer pedacinhos do seu melhor tênis. Ou você se descuida por alguns minutos e, enquanto isso, o seu lindo filhotinho destruiu as suas botas novas. É então que, depois de amaldiçoar os quatro ventos ou pôr em prática algumas técnicas de relaxamento, você se pergunta: Por que o meu cachorro gosta de morder os meus sapatos?

Morder diferentes objetos é uma atividade normal para os cães

Filhote mordendo sapato

A resposta é que os cães mordiscam e destroem diferentes objetos, não só os calçados, por diversas razões. Mas nós devemos entender que essa atividade não deixa de ser algo natural para eles, mesmo que para nós, desde a nossa perspectiva humana, isso seja considerado uma má conduta.

Então se convença: que o seu bichinho morde e quebra as coisas, pois isso é tão normal para ele quando cavar buracos ou latirA questão passa a ser encontrar o equilíbrio para que esses problemas tão incômodos para você e tão habituais para o seu cachorro não tornem a convivência entre os dois impossível. Mas como?

Paciência e educação costumam ser as palavras mais adequadas para enfrentar esse assunto com o seu amigo de quatro patas.

O cachorro gosta de morder diversos elementos, como por exemplo, os seus sapatos. Por isso, você deve educá-lo para que ele aprenda a mordiscar os seus brinquedos, mantendo assim, o seu calçado e outros objetos da casa a salvo.

Motivos pelos quais um cachorro gosta de morder diversos objetos

Antes de fazer qualquer coisa, você deve tentar descobrir se existe algum motivo específico para que o seu cão ataque os seus sapatos ou outros objetos que encontra dentro de casa, para você poder buscar uma solução mais adequada.

Se o seu animal de estimação for um filhotinho no período de dentição, com certeza, o seu cão precisará mastigar as coisas para diminuir a inflamação e a dor em suas gengivas.

Nesse caso, você deve provê-lo com brinquedos para que ele possa morder tudo que quiser e necessitar. Tenha em mente também que os filhotes gostam muito de explorar e de conhecer as coisas ao seu redor. Por isso, é normal que eles queiram farejar e morder todo aquilo que encontram pelo caminho.

Outros motivos pelos quais os cães mordem os sapatos

Por outro lado, se você deixa que o seu cão passe muito tempo sozinho, sem dúvida, ele destruirá os sapatos que encontra pelo caminho, porque ele pode estar ansioso ou entediado. Então, novamente, você deve dar ao seu cão uma grande quantidade de brinquedos para que ele se entretenha durante a sua ausência.

Nesses casos, também é importante que antes de você sair, ir passear, brincar ou fazer algum exercício com o seu bichinho. Assim, ele irá ficar cansado e relaxado, e não terá vontade de destruir as suas coisas quando você não estiver em casa. Não hesite em consultar um veterinário para que ele possa te dar conselhos sobre a melhor forma de enfrentar essas situações.

Eu tenho culpa se o meu cão gosta de morder os meus sapatos?

Você também deve se perguntar sobre qual é o seu grau de responsabilidade em todo esse assunto. Por exemplo:

  • Você deu alguma vez para o seu cãozinho um sapato velho para que ele pudesse brincar?

Isso é um grande erro. Primeiro, o seu bichinho não consegue diferenciar um objeto novo de um objeto velho, ou um caro de um barato, por isso, qualquer calçado será uma presa apreciada para os seus dentes. Segundo, se você deixou que ele brincasse uma vez com esse tipo de objeto, ele irá pensar que sempre terá passe livre para fazer isso.

  • Você guarda os objetos possíveis de serem mordidos pelo seu cão em algum lugar seguro?

Mesmo que seja verdade que o seu cão possa atacar diferentes objetos da sua casa, não deixe as coisas jogadas, para depois não reclamar que elas estão destruídas.

  • Você se preocupou em ensinar o seu bichinho a aprender a morder os seus brinquedos, e não outros objetos?

Isso demanda paciência e dedicação. Porém quando você descobre, por exemplo, que o bichinho está mordendo um sapato, você deve dizer com firmeza “NÃO” e dar para ele um brinquedo. Com o tempo, o animalzinho entenderá o que ele pode morder e o que ele não pode morder.

Encontrando o equilíbrio saudável entre os cães felizes e os sapatos a salvo

cães-surdos

Tenha sempre em mente que não adianta nada o castigo nem neste nem em nenhum outro caso que você associar à má conduta do seu cão. Isso só irá piorar a situação.

Você também não deve brigar com ele depois de ter acontecido o fato. O animal só irá entender corretamente o motivo de você estar chateado, se você o pegar em flagrante.

Além disso, não prive o seu animal de estimação de realizar uma atividade que é normal para ele. Lembre-se: o seu cão gosta de morder as coisas. Isso ocorre porque a presa para os seus dentes são os objetos que você fornece para tal fim e não os seus sapatos bem caros, confortáveis ou queridos.