Por que o passeio diário com seu cão é importante?

passeio diário

Todos sabemos da importância do passeio diário para o nosso cão, e temos que ter a disposição necessária para fazê-lo. Na prática, ter a disciplina diária para realizar essa atividade faz toda a diferença no que diz respeito aos resultados.

Razões para fazer um passeio diário com seu cão

  • É sua fonte principal de exercício. Embora tenha espaço em casa, no quintal, nos jardins, etc., levar o cão para passear deve ser a principal fonte de exercícios de seu pet e não há outra atividade que possa substituir isso. Temos que considerar que um cão necessita de entre meia e uma hora de passeios diários para queimar a energia que ele tem acumulada e obter os benefícios do exercício. Para o dono, os passeios também o manterão ativo, dinâmico e saudável.
  • Maior interação entre dono e cão. A melhor forma de fazer com que seu cão e você se mantenham mais unidos é o passeio diário. Se o fizermos de forma correta, levar o pet para passear reforçará sua liderança e, embora você possa não acreditar, isso ajudará a fazer com que o seu cão confie mais em você e, portanto, que siga mais suas ordens porque ele te respeita mais.
  • Nosso amigo terá o entretenimento que necessita. O passeio diário é uma boa forma de fomentar o estímulo físico e mental de nosso pet. Um cão que se entedia diariamente tem a tendência a ter comportamentos destrutivos, a estar ansioso, a latir e, em algumas ocasiões, até a ser agressivo. A alternativa para ajudar a resolver tudo isso é o passeio diário.
  • Desenvolve a disciplina e o treinamento. A rotina do passeio diário contribui com estabilidade para seu cão e para você, como dono. Trata-se de uma oportunidade muito importante para reforçar o treinamento, se você o fizer corretamente: caminhar juntos, adaptar-se a sua velocidade, parar e sentar antes de atravessar ruas, andar até que você lhe dê a ordem, etc. Neste sentido, você terá que saber combinar os momentos de disciplina com os de ócio.
  • Socialização com outros cães. Se seu cão tiver dificuldades para se socializar, caminhar em grupo é uma excelente opção para que ele se socialize com outros cães. Sempre é possível organizar um grupo de passeio entre vizinhos e amigos que também tenham cães.
  • Manter o peso de seu amigo. Se o nosso amigo está com sobrepeso, ele também corre mais risco de contrair muitas enfermidades. Para evitar isso, você tem que ajudá-lo a se manter em forma acompanhando-o em um passeio diário. Além de manter seu estado ideal de peso, você conseguirá com isso regularizar sua digestão, evitando, por exemplo, a constipação.
  • Facilidade para dormir. O cansaço que o passeio diário provoca em nossos pets fará com que eles comam e durmam melhor.

O tempo de passeio

Apesar de que não haver um tempo estabelecido para o passeio, o recomendável é fazer um mínimo de três passeios por dia, dividindo-os de uma forma equilibrada ao longo do dia, para proporcionar ao animal a possibilidade de fazer suas necessidades de forma regular. Não tem sentido passear muito tempo, por exemplo, ao longo da manhã, e depois não sair mais pelo resto do dia.

Segundo a personalidade de nosso cão, deveremos dedicar mais ou menos tempo aos passeios. Se tivermos um animal muito dinâmico, que gosta de sair à rua, o melhor é investir longos momentos de passeio para proporcionar um modo de queimar sua energia. Se pelo contrário, nosso cão for tranquilo, ou de idade avançada, não serão necessárias longas caminhadas ou intermináveis passeios.

O que fazer durante o passeio?

É importante que os passeios sejam frequentes, mas também que o nosso amigo se divirta. Entre as coisas que o nosso amigo pode fazer, estão:

  • Cheirar e farejar. Como sabemos, o olfato é o sentido mais desenvolvido de nossos amigos. E precisam exercitá-lo diariamente. O melhor momento é o do passeio.
  • O contato com outros de sua espécie. Vimos as vantagens da socialização com outros cães.
  • As brincadeiras entre os donos e os cães contribuem com importantes benefícios para ambos.
  • Assim como acontece com as pessoas, também os nossos amigos cães adoram visitar lugares novos, onde nunca estiveram antes. Novos parques, áreas ao ar livre, etc.

O destino do passeio com o nosso cão

Onde ir durante o passeio dependerá de onde você vive. Por exemplo, na montanha, na cidade ou em uma pequena região perto da praia. Em qualquer um dos casos, é recomendável dispor de uma lista de vários lugares onde se possa levar o cão para passear. Com isso conseguiremos fazer com que o nível de estimulação do nosso amigo seja maior do que se sempre frequentarmos o mesmo local ou fizermos a mesma rota.