Por que os cães adoram fuçar o lixo e como evitar

Certamente, os donos de cachorro estão sempre se perguntando o motivo de seus cães gostarem tanto de fuçar o lixo. Nós todos já percebemos como o nosso cão gosta de rasgar o saco e retirar o lixo, como se fosse encontrar um tesouro perdido.

Como todos sabem, o olfato é o sentido mais desenvolvido nos cães, então imagine a quantidade de odores que ele deve sentir em latas de lixo, ele deve pensar que os sacos estão cheios de comidas deliciosas.

Mas você deve saber que isto representa um perigo para eles.

Por que os cães adoram fuçar o lixo?

Na maioria das vezes, os cães comem lixo devido ao instinto de sobrevivência deles, talvez você tenha adotado um animal de estimação que passou fome ou teve que brigar por comida, então ele vai ter esse sentimento e, ainda que satisfeito, vai fuçar o lixo.

Também é compreensível que o seu cão tente comer lixo, porque o olfato dele é entre 10 mil e cem mil vezes, mais poderoso do que o de um ser humano, portanto, ele deve sentir o cheiro de todas as iguarias que o lixo contém.

Perigos de vasculhar o lixo

Saiba os risco de deixar seu cão fuçar o lixo

Sob nenhuma circunstância você deve permitir que seu cão vasculhe o lixo, porque isto pode ser muito perigoso para ele.

Lembre-se que, além dos alimentos que podem ser prejudiciais a ele, outros objetos também podem machucar o seu cão.

É por isso que é importante nunca deixar o lixo perto de seu cão, tente manter o lixo em um armário fechado ou em um balde que ele não consiga abrir, lembre-se que é melhor prevenir, e que depende de você impedir que o seu cão vire o lixo.

Alimentos tóxicos

Falamos anteriormente que existem alguns alimentos que podem ser muito prejudiciais para o seu cão, e que ele pode encontrá-los no lixo, é o caso do abacate, do chocolate, do tomate, etc. Se ingeridos, seu cão pode sofrer envenenamento.

Ingestão de produtos químicos

Imagine que você jogue um produto químico no lixo e que seu cão, em uma tentativa de apanhar alimentos, coma um desses produtos tóxicos que podem intoxicá-lo e causar sua morte.

Cortes e lesões

Seu cão pode ser cortado por um objeto pontiagudo ou afiado que está no lixo, como uma lata de metal ou uma tampa de garrafa, pode cortar a boca, cortar uma das pernas e pode até mesmo se engasgar com um osso.

Impedindo que o cão vasculhe o lixo

Veja porque seu cão adora fuçar o lixo

A prevenção é muito importante para evitar que o cão fuce o lixo, mas também é muito importante que você o eduque.

Quando você o ver tentando virar o lixo, diga a ele sem rodeios e firmemente que ele NÃO deve fazer, até que ele entenda.

Pode ser que você consiga evitar essa situação em casa, mas se você tem o hábito de levar o seu cão para passear, quando ele tentar fuçar o lixo alheio, você deve dizer NÃO de maneira firme.

Mas lembre-se que você nunca deve bater em um animal, essa não é a melhor maneira de corrigir, o que você vai fazer com isso é colocar medo, e ele não vai entender nada.

Outra maneira de evitar que ele fuce o lixo quando sair para passear é dar a ele uma guloseima amarga a cada vez que ele tentar comer lixo.

Ele irá associar o mau gosto da guloseima com o lixo e, com paciência e tempo, ele não irá mais fuçar o lixo.

Quando você estiver em casa, você pode tentar passar pimenta em cima do lixo, como se faz com nas unhas de crianças pequenas para evitar que elas as roam.

Assim, ele vai começar a espirrar e, com o tempo, vai perder o interesse em fuçar o lixo.

Sempre aposte no reforço positivo e, a cada vez que ele se afastar do lixo sem bagunçá-lo, você deverá recompensá-lo para que ele compreenda que ele está fazendo certo, você deve fazê-lo entender que é assim que se faz e que você está feliz pelo seu bom comportamento.