Por que os cães ficam felizes depois de tomar banho?

Cães gostam de tomar banho

Você já observou como seu cão corre e pula depois de tomar banho? É muito curioso, porque muitos dos animais de estimação demostram que não gostam de água, mas a verdade é que todos os cães ficam felizes depois de tomar banho. Por qué será? Bom, pense um pouco em como você se sente depois de tomar banho. Todos gostamos de estar limpos e tomar banho nos passa uma leve sensação de paz interior. Seu cão não é diferente de você.

A pele e o pelo do animal provocam um cheiro ruim passados alguns dias. Como nos sentimos quando temos um cheiro ruim? É óbvio que não ficamos comfortáveis, de fato, se não estamos em casa, estamos desejando chegar em casa para tomar um banho.

Porém, pela noite isso é uma coisa que nos relaxa, se o fazemos pelo dia, nos ativa.

Felicidade ou nervosismo?

Banho em cachorro

Não há nada cientificamente testado que demonstre o que acontece na cabeça de um cão depois de tomar banho, mas há muitas hipóteses.

  • Ativação. Você deve ter notado que, no calor, seu cão está cansado e sem ânimo para nada, mas depois de tomar banho é como se alguma coisa desse um clique e ele fosse ativado? Essa é exatamente a razão dos cães ficarem felizes depois de tomar banho. Porém, mais que felizes, poderíamos dizer que ficam ativos. Da mesma forma que acontece conosco ao tomar um banho de manhã antes de ir ao trabalho, nosso cãozinho desperta quando toma banho.
  • Gratidão. No entanto, os cães não entendem muitas coisas que fazemos para cuidar deles, mas eles sabem diferenciar quando fazemos alguma coisa para o bem e quando não. Com certeza, enquanto você dá banho no seu cão e fala coisas lindas para ele relaxar. Isso é um estímulo que o cão agradece e que demostra correndo e pulando ao seu redor.
  • Pelo molhado. Além de correr e pular, é muito comum que um cão se esfregue no chão. Por quê? Porque o pelo está molhado e ele quer fazer qualquer coisa para se secar. Seque bem o pelo de seu animal de estimação. Cães ficam felizes depois de tomar banho e não ficam  desconfortáveis.
  • Perda do cheiro corporal. O cheiro do pelo e da pele de um cão é especial e eles mesmos o utilizam como símbolo para fazerem parte do grupo ou ser um membro respeitado. Por isso, é provável que ele corra para recuperar seu cheiro e se sentir seguro e confiante.
  • Olfato hipersensível. O olfato de seu cão é extremadamente sensível e o que parece ser agradável, como shampoo e perfume que você utiliza na higiene dele, pode ser que não seja assim para ele. Essa pode ser outra razão pela quais os cães correm e pulam tentando pegar de novo seu cheiro corporal.
  • Olfato. Como você sabe, nem todos os cães ficam felizes depois de tomar banho. Alguns podem sentir desconforto. Como fazer para que seu cão seja um desses cães que ficam felizes depois de tomar banho?

Dicas

Banho em cachorro

Nos parágrafos anteriores você viu o que pode ser feito para que seu cão seja um desses cães que ficam felizes depois de tomar banho. Para isso, siga estas dicas:

  • Dê banho sempre durante o dia. Se ele ficar ativo durante a noite e não puder descansar, ficará estressado e não relacionará tomar banho com um motivo de alegria, mas de pressão.
  • Seque seu pelo de forma correta. Apesar de você precisar de tempo, deixe o pelo completamente seco para que o animal se sinta limpo, tranquilo e confortável. Já sabemos que nenhum cão gosta do secador, mas tenha paciência e ele te agradecerá.
  • Utilize sabonete e perfume neutros. Não escolha cheiros muito fortes nem produtos que tenham muito álcool. Talvez você não perceba, mas a hipersensibilidade do focinho do seu cão certamente o fará notar. Procure produtos mais naturais possíveis que o mantenham limpo sem desequilibrar o PH da sua pele nem fazer desaparecer o cheiro natural do animal.

Você quer que seu cão seja dos cães que ficam felizes depois de tomar banho? Siga nossas dicas e perceberá que seus pulos são de agradecimento e felicidade e não de desconforto.