Por que os cães inclinam a cabeça quando ouvem algum barulho?

Muitas vezes podemos observar que os cães abaixam a cabeça enquanto ouvem o que acontece ao redor deles. Certamente você já percebeu este movimento quando você demonstra para ele que é hora do passeio ou de brincar com seus brinquedos favoritos. 

Mas esse movimento nem sempre é tão positivo. Ele também pode indicar que o animal está com problemas de saúde. Para distinguir a origem desta inclinação, é necessária alguma informação sobre este movimento específico do cão.

Por que os cães inclinam a cabeça?

Por que os cães inclinam a cabeça?

Os cães são animais muito comunicativos. Ao nos ouvir eles podem nos ler. Está provado que eles podem aprender uma média de 165 palavras. É por isso que quando eles nos ouvem dizer certas palavras, eles respondem a nossa mensagem usam a linguagem do corpo, usando especialmente a cabeça e as orelhas para indicar a resposta.

Por um lado, a inclinação da cabeça de um cão está associada com a forma da qual eles podem se comunicar com os seus donos.

Isto está relacionado com a linguagem corporal e tem a ver com a ideia de que os cães estão sempre ouvindo os sons mais agudos, aqueles sons que para um ser humano podem ser considerados ultrassônicos.

Ou seja, eles começam a ouvir cerca de 60.000 ciclos por segundo, enquanto os seres humanos não excedem 20.000 ciclos. Eles também podem detectar os sons fracos que podem estar acontecendo há vários metros de distância, o que para o ouvido humano é imperceptível.

Um exemplo desta acuidade auditiva pode ser verificado à noite. Você vai notar que os cães movem as orelhas para detectar qualquer som, continuamente. Sem dúvida, as pequenas extremidades de nossos amigos caninos funcionam como antenas no escuro.

Os cães também inclinam a cabeça quando seus donos os fazem se sentir bem. Nesse sentido, o nosso tom de voz carinhoso permite ao cão compreender que estamos dizendo algo de bom.

A maneira como eles inclinam a cabeça, depende de sua raça. Diferentes raças ouvem os sons com a cabeça em diferentes posições. Um cão inclina a cabeça para mudar a posição das orelhas, ou seja, para ouvir melhor ou para determinar de onde vem o som.

Os cães não podem nos dizer quando não se sentem bem, por isso é importante conhecer a sua linguagem corporal. Isso ajudará a determinar se ele inclina a cabeça porque ele quer ouvir melhor ou se é por uma doença que pode estar se desenvolvendo, algumas vezes pode ter algo no ouvido dele que está obstruindo a audição ou ele pode ter contraído algum tipo de infecção.

Muitas vezes, os cães costumam romper os vasos sanguíneos do ouvido, causando hematoma. A orelha inchada exige uma punção na orelha para aliviar o inchaço. Normalmente isto é causado quando os cães arranham as orelhas, ou o ouvido, de forma incipiente.

Muita atenção, pois isso pode ser um sinal de que seu animal de estimação, provavelmente, tem ácaros da orelha ou então um objeto estranho.

Devemos também prestar muita atenção aos cães que gostam de nadar ou brincar na água, pois eles podem desenvolver infecções nos ouvidos, causando grave irritação.

Por outro lado, a inclinação da cabeça também pode ser causada por problemas de tiroide, inflamação no cérebro, tímpano perfurado, traumatismo craniano ou câncer.

Assim, você sempre tem que estar ciente de quaisquer alterações na linguagem corporal de seu cão, pois ela pode ajudar a determinar as causas deste movimento.

Sinais para que você deve considerar

Sinais a serem considerados

Outra maneira possível de verificar a causa da inclinação da cabeça, é através da alimentação. Se você achar que ele já não tem muito apetite ou que está continuamente tentando abrir a boca sem nenhum motivo, verifique se ele tem vermelhidão em torno de sua orelha e também dor nos ouvidos. Em tais casos, é aconselhável que você o leve ao veterinário.

Finalmente, se você perceber que seu animal de estimação está cambaleando, andando em círculos ou caindo, talvez esses sinais podem indicar que ele tem um problema no ouvido interno. Então, procure seu veterinário imediatamente.