Por que os cães uivam ao ouvirem uma sirene

Por que os cães uivam?

Seu peludo é dos que se une ao coro canino do bairro quando passa uma ambulância, uma viatura policial ou um caminhão de bombeiros? Hoje lhe contaremos por que os cães uivam ao ouvirem uma sirene.

Motivos pelos que os cães uivam ao ouvirem uma sirene

Cachorro uivando

A explicação para esta atitude dos cães parece estar no fato de existirem certas semelhanças entre os sons das sirenes de emergência e os sons que emite uma alcateia de lobos ou uma matilha de cães selvagens.

Então, seu amigo de quatro patas, quando uiva ante estes estímulos sonoros, não estaria fazendo outra coisa além de responder a um chamado a distância que ele identifica como sendo proveniente de seus congêneres. E ele, por sua vez, o transmite de volta a outros cães.

Este tipo de comunicação é algo que seu peludo faz de maneira instintiva. Não podemos deixar de lado o detalhe de que os lobos são os ancestrais destes nossos queridos animais de estimação que hoje são parte de nossa família.

Se o seu cão for dos que uiva ao ouvir uma sirene de emergência, relaxe. Ele não está fazendo nada mais do que deixar aflorar seu instinto e, assim como o seu ancestral, o lobo, ele está respondendo ao que acredita ser o chamado de seus congêneres

Alguns dados sobre o uivo dos lobos

O uivo dos lobos pode ser escutado a quilômetros de distância. Mas para que isto aconteça, o animal deve virar o seu pescoço para cima. Se ele o mantiver para baixo não obterá o objetivo de ser escutado. Os lobos utilizam esta ferramenta de comunicação com diferentes objetivos:

  • Para indicar sua localização se separou de seu grupo;
  • Como um chamado de reunião aos membros da alcateia;
  • Para delimitar território a lobos estranhos.

Quando o animal uiva, ele faz com que os seus congêneres lhe respondam.  Então, se a resposta não corresponder a de sua alcateia, o lobo sabe que tem que se afastar.

Mitos e verdades sobre o uivo

O uivo de lobos e dos cães inspirou relatos, canções e distintos mitos ao longo da história da humanidade. E a imagem destes animais -supostamente- uivando sob a lua, forma parte desses clássicos que nutrem o inconsciente coletivo.

Entre as diferentes crenças populares, ainda estamos acostumados a ouvir que os cães uivam ao soar de uma sirene de ambulância porque estão pressentindo a morte. A verdade é que o uivo dos cães não é nada mais do que uma de suas tantas formas de comunicação, como também os são:

  • Os latidos;
  • Os gemidos;
  • Os grunhidos.

E, embora há algumas raças mais “uivadoras” do que outras, nenhum cão está isento desta capacidade sonora. Todos, do maior até o mais pequenino dos cães, descendem dos lobos. Não se esqueça.

A culpa não é apenas das sirenes

Tanto no ambiente selvagem como no doméstico, os uivos conseguem ser ouvidos a grande distância. Mas os cães não apenas uivam ao ouvirem uma sirene. Outros sons agudos e fortes também podem provocar a mesma resposta. Por exemplo:

  • Alarmes;
  • Algumas músicas;
  • Certos instrumentos, como flautas ou clarinetes.

O que é certo é que o uivo não cessará até que termine o som que o gera.

Outras razões que podem provocar o uivo

Cachorro uivando

Mas é claro, tudo isso não significa que, na verdade, o seu peludo não está sendo perturbado pelos sons agudos e fortes. Se este for o caso, certamente -além de uivar- ele moverá suas orelhas ou tentará se esconder para tentar fugir do ruído que o está incomodando.

Também pode acontecer que seu cão uive quando fica sozinho em casa e sofra de ansiedade por separação. Nestes casos, consulte um veterinário para tentar encontrar uma solução.

Agora, se o seu cão está respondendo ao que acredita ser um uivo de outro cão, relaxe. Além da boa, regular ou má educação que ele tenha recebido, ele não está fazendo nada mais do que manifestar seu irrefreável instinto de séculos, que aflora em plena cidade, ao se ouvir uma sirene de emergência. Agora você já conhece as muitas razões pelas quais os cães uivam.