Por que os gatos adoram nos acompanhar quando vamos ao banheiro?

Chegamos do trabalho ou acabamos de nos levantar da cama. São esses momentos, nos quais estamos sozinhos, que aproveitamos para ir ao banheiro, não é verdade? Mas, não podemos compreender por que, antes de fecharmos a porta, o nosso gato se apresenta. O que há de divertido em nos acompanhar ao banheiro? Neste artigo, vamos explicar isso a você!

A relação dos gatos com o banheiro

beber-agua-nos-gatos

Você já parou para pensar alguma vez por que o banheiro é como uma espécie de “ímã” para os gatos? É mais que uma fascinação, algo inexplicável e que sem dúvida muda nossa rotina. Se nós somos dessas pessoas que necessitam de tranquilidade e solidão para fazermos nossas necessidades ou, inclusive, para tomarmos banho, será um problema?

Os banheiros apresentam certas características que chamam a atenção dos felinos. Seja porque não há ninguém na casa, ou seja, porque você o está usando. Por exemplo, eles gostam dos azulejos frios no verão ou da presença de água que talvez eles precisem para beber.

Quanto à “diversão”, o banheiro é um ambiente especial para os gatos. As toalhas são ideais para arranhar, jogar no chão e, então, usar de cama. O papel higiênico se torna uma brincadeira mais que divertida e que não acaba até que o rolo termine (e o papel esteja esparramado por todo o chão).

O vaso sanitário, o bidê e a pia são similares às brincadeiras do parque para as crianças… Os gatos adoram saltar entre uns e outros para testar todas as suas habilidades e acrobacias. Como se isso não fosse suficiente, já que estão no banheiro. E nas janelas muito pequenas (ou até mesmo em algumas que nem sequer têm essa abertura) os gatos se sentem mais à vontade, na intimidade do ambiente.

Contudo, tem mais, já que para eles um banheiro é como um parque de diversões. Podem brincar com o sabão, as esponjas… Ou, mesmo, se enfiar dentro de gavetas ou armários que ficaram abertos, fuçar as estantes, cestos de roupas e qualquer fresta que eles encontrarem.

É possível que eles lambam a escova de dente, que bebam a água do vaso sanitário ou aquela que tenha ficado armazenada na banheira. Também, é possível que ele jogue coisas no chão ou, inclusive, que faça suas necessidades lá… De qualquer maneira, ele terá passado por isso tranquilamente… Tudo isso explica (em parte) o porquê de ele querer acompanhar você na hora que você vai ao banheiro.

Por que o meu gato vem comigo ao banheiro?

gato-que-sobreviveu-a-lavadora-3

Talvez tenha sido um animal de estimação muito “cuidadoso”, que não deixou marcas ou sinais da presença dele no banheiro anteriormente ou quando ele estava sozinho. Quem sabe ele se sinta atraído pelo fato de que, quando você não está, você fecha essa porta para impedi-lo de entrar no banheiro?. Ou pode ser que ele ache que, na hora que você vai para o ambiente mais divertido da casa… ele tenha permissão para ir com você!

O gato entenderá ou que você o está convidando a brincar lá, ou que você desfrutará das instalações, assim como ele. Ou, mesmo, que ele deve mostrar a você como é passar uma tarde de diversões no banheiro. Mas, claro que nada disso é aceitável na cabeça das pessoas.

Quando o gato ou o cachorro nos acompanham a cada lugar da casa, isso pode estar ligado a muitos motivos: porque ele está com fome, porque quer brincar, porque sente carinho por você, porque ele quer fazer as necessidades dele, porque sentiu sua falta, porque está entediado… No caso específico do banheiro, talvez isso aconteça porque ele esteja sentindo calor e procura um lugar fresco ou porque ele esteja com sede e esteja interessado na água ao redor dele.

Para saber bem o motivo deste acompanhamento ao banheiro, devemos analisar o comportamento do animal. O que faz desde o momento em que aparece na porta? Em especial, em direção a qual lugar ele se dirige? Ele fica tranquilo ou começa a dar voltas por onde ele quer? Ele se senta sobre suas pernas ou em um tapete próximo?

Sendo seu dono, você sabe compreender os sinais que ele te dá. Preste atenção aos hábitos dele e você terá a resposta dessa estranha (ao menos para você) escolha em ir ao banheiro com você.